Alagoas

Fiscais derrubam barragens construídas em área de nascente

Por Redação com IMA/AL 04/12/2015 16h04
Fiscais derrubam barragens construídas em área de nascente
- Foto: IMA/AL

Técnicos da Gerência de Monitoramento e Fiscalização Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram ontem (03) no município de Igreja Nova para atender a uma denúncia feita através do Canal Verde. O denunciante informou que o dono de uma fazenda, localizada no povoado Fleixeiras, estava obstruindo uma nascente com a instalação de quatro barragens para prática de piscicultura.

No local, os fiscais puderam confirmar a veracidade da denúncia e tiveram que desobstruir os quatro barramentos com uma retroescavadeira. No início deste ano, uma equipe esteve no mesmo local e autuou o proprietário e solicitou que o mesmo desobstruísse a nascente, mas, através da denúncia, os técnicos constataram que a solicitação do órgão não havia sido atendida.

De acordo com Larissa Almeida, consultora ambiental do IMA, o processo está em análise: “O órgão ainda está decidindo o que fará em relação à multa e à reparação dos danos. O proprietário também terá que apresentar um Termo de Ajustamento de Conduta”, afirmou.