Arapiraca

Vereadora leva carro de exames citológicos para Câmara de Arapiraca

Por Redação com assessoria 04/12/2015 20h08
Vereadora leva carro de exames citológicos para Câmara de Arapiraca
- Foto: Assessoria

A Câmara de Vereadores de Arapiraca viveu um momento ímpar, nesta sexta (04), ao receber inúmeras arapiraquenses para fazer exame preventivo contra o câncer de colo de útero, conhecido também como “Papanicolau”. A iniciativa da vereadora Aurélia Fernandes, em parceria com o laboratório NPDC – Núcleo de Prevenção e Diagnóstico do Câncer, tem como objetivo rastrear a doença ainda na fase inicial pois quando diagnosticado nesta fase as chances de cura do câncer são de 100%.

 

O público alvo da ação foi as colaboradoras da Câmara de Vereadores e também as comerciárias e consumidoras do comércio de Arapiraca. A ação teve como principal meio de divulgação as redes sociais. Foram disponibilizados sessenta exames citológicos e a receptividade correspondeu às expectativas. Suelane Barbosa da Silva, moradora do bairro Primavera, foi à Câmara fazer o exame porque recebeu um “WhatsApp” de uma amiga informando sobre a ação patrocinada pela vereadora. “Muitas amigas minhas já realizaram o exame em outras ações em seus bairros, eu que este ano ainda não havia feito o exame preventivo, e que ainda não tinha participado de nenhuma ação, achei que não poderia perder a oportunidade e vim”, finalizou.

 

Segundo, Elaine Barbosa Sales, assessora de Aurélia Fernandes e coordenadora das ações, a grande demanda de mulheres que solicitavam os exames foi o que motivou a vereadora a fazer a parceria com o laboratório. “Este é um projeto pessoal da vereadora Aurélia. Há um ano, a cada quinze dias, levamos o carro de exame citológico para um bairro e além dos exames palestras são realizadas para orientar sobre a saúde da mulher. Nós já atendemos mais de duas mil mulheres de vinte e três bairros, tanto da área urbana quanto da zona rural. Me sinto gratificada em saber que já ajudamos a mulheres que tiveram o diagnóstico positivo e hoje estão curadas”, informou Elaine.

A última ação do ano está prevista para acontecer na zona rural de Arapiraca. Após o recesso das festas de final de ano, a equipe voltará a se reunir em janeiro para elaboração do cronograma anual de 2016 que está previsto para iniciar a partir de fevereiro.