Comunidade de Limoeiro vai se reunir com IMA
Os lixões ainda fazem parte da realidade dos alagoanos e prejudicam a qualidade de vida das comunidades que vivem próximas às áreas abertas e poluídas.
Lixo, animais mortos e fumaça contribuem para a proliferação de doenças nas pessoas. Mas, essa realidade poderá estar com os dias contados se depender do esforço do poder público e das comunidades.
No município de Limoeiro de Anadia, por exemplo, moradores do Povoado Gulandim fecharam o acesso ao lixão, em novembro, e pedirão providências do poder público.
Os vereadores Eliene Martins (PRP), Zé Juvenal e Tonho da Rita (ambos do PSDB) se uniram à comunidade e entraram na Justiça para fechar o lixão de Limoeiro.
A promotora de Justiça da cidade, Myriã Tavares Ferro, entrou com uma ação civil pública contra o prefeito James Marlan Ferreira (PP).
Na ocasião, o prefeito declarou que um consórcio firmado com 18 municípios do Agreste será a saída para a construção de um aterro sanitário e resolver a situação dos lixões.
Providências
Na manhã desta quarta-feira (9), os vereadores e representantes da comunidade de Limoeiro de Anadia vão participar de uma reunião no Instituto do Meio Ambiente (IMA), em Maceió, para debater o assunto.
"Estamos nos mobilizando para que a situação do lixão seja resolvida. Só vendo de perto as condições degradantes do lixão, que afeta a saúde da população e destrói o meio ambiente é que despertamos para esse mal, por isso vamos pedir apoio ao IMA", relatou a vereadora Eliene Martins.
Nesta manhã de quarta-feira (9), o governo do estado de Alagoas vai lançar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos com a presença do governador Renan Filho e do secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres.
Um dos direcionamentos do plano é contribuir, de forma efetiva, com os municípios alagoanos na implantação de aterros sanitários e, consequentemente, eliminar a existência de lixões.
Já na quinta-feira (10), a promotora Myriã Tavares Ferro afirmou ao Portal 7 Segundos que o caso também será debatido durante reunião na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
