Comunidade de Limoeiro vai se reunir com IMA
Os lixões ainda fazem parte da realidade dos alagoanos e prejudicam a qualidade de vida das comunidades que vivem próximas às áreas abertas e poluídas.
Lixo, animais mortos e fumaça contribuem para a proliferação de doenças nas pessoas. Mas, essa realidade poderá estar com os dias contados se depender do esforço do poder público e das comunidades.
No município de Limoeiro de Anadia, por exemplo, moradores do Povoado Gulandim fecharam o acesso ao lixão, em novembro, e pedirão providências do poder público.
Os vereadores Eliene Martins (PRP), Zé Juvenal e Tonho da Rita (ambos do PSDB) se uniram à comunidade e entraram na Justiça para fechar o lixão de Limoeiro.
A promotora de Justiça da cidade, Myriã Tavares Ferro, entrou com uma ação civil pública contra o prefeito James Marlan Ferreira (PP).
Na ocasião, o prefeito declarou que um consórcio firmado com 18 municípios do Agreste será a saída para a construção de um aterro sanitário e resolver a situação dos lixões.
Providências
Na manhã desta quarta-feira (9), os vereadores e representantes da comunidade de Limoeiro de Anadia vão participar de uma reunião no Instituto do Meio Ambiente (IMA), em Maceió, para debater o assunto.
"Estamos nos mobilizando para que a situação do lixão seja resolvida. Só vendo de perto as condições degradantes do lixão, que afeta a saúde da população e destrói o meio ambiente é que despertamos para esse mal, por isso vamos pedir apoio ao IMA", relatou a vereadora Eliene Martins.
Nesta manhã de quarta-feira (9), o governo do estado de Alagoas vai lançar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos com a presença do governador Renan Filho e do secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres.
Um dos direcionamentos do plano é contribuir, de forma efetiva, com os municípios alagoanos na implantação de aterros sanitários e, consequentemente, eliminar a existência de lixões.
Já na quinta-feira (10), a promotora Myriã Tavares Ferro afirmou ao Portal 7 Segundos que o caso também será debatido durante reunião na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
