[Vídeo] Deputados trocam tapas na Comissão de Ética
A reunião do Conselho de Ética convocada para esta quinta-feira (10) para examinar o processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), virou um ringue de luta.
Os deputados Wellington Roberto (PR-PB) e Zé Geraldo (PT-PA) trocaram ofensas e tapas. Tiveram de ser contidos pelos colegas em meio a xingamentos. O presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), suspendeu a reunião por cinco minutos para que os ânimos se acalmassem. Nesse intervalo, os dois continuaram a se insultar.
A confusão começou depois que o deputado Paulo Azi (DEM-BA) questionou se havia na pauta pedido de afastamento de Cunha da Presidência da Câmara em razão da acusação de que ele está usando o cargo para impedir o andamento do processo de cassação.
Aliado de Eduardo Cunha, Wellington Roberto afirmou que esse tipo de requerimento era um “golpe”. “A turma do Cunha quer bagunçar aqui hoje. É tudo bagunceiro”, disse o petista. O deputado paraibano, que estava sentado atrás do paraense, levantou-se e retrucou com o dedo em riste: “Você que é bagunceiro”. Os dois então trocaram tapas e foram contidos por colegas.
“Você não é homem para me tocar”, gritou o paraense. “Foi você que me tocou. Macho nenhum vai tocar em mim”, devolveu o paraibano. “Aceito tudo, menos você me tocar”, disse Zé Geraldo.
Após o intervalo de cinco minutos, o presidente do Conselho de Ética repreendeu os dois deputados. José Carlos Araújo disse que vai pedir o vídeo e o áudio para apurar a conduta dos parlamentares.
“Este Conselho deve ser o local da ética, do zelo e do respeito entre seus pares, da conversa e do diálogo. Jamais poderá ser transformado em um ringue. Não é lugar da disputa corporal, é da disputa da palavra. Ninguém vai ganhar no grito. Não adianta falar alto e gritar, que ninguém vai ganhar no grito. Moderem, pensem onde os senhores estão e ajam como parlamentares membros do Conselho de Ética. Respeitem esta Casa, o público que está aqui e que está nos vendo na televisão”, cobrou Araújo.
Em seguida, o novo relator do processo de cassação de Cunha, Marcos Rogério (PDT-RO), anunciou que apresentará seu parecer na próxima terça-feira. Nessa fase, será analisada apenas a admissibilidade do processo, ou seja, se a representação deve continuar a ser analisada. “Já disse antecipadamente que concordo com o seu dispositivo final, mas na forma tenho restrições”, adiantou o pedetista.
Fausto Pinato (PRB-SP) foi destituído ontem da função por determinação do vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), aliado de Cunha.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
