Após horário de visita, detento foge de Presídio

Um detento que cumpria pena no Presídio de Segurança do Agreste, no município de Girau do Ponciano, fugiu no último domingo (13), após o horário de visita.
No entanto, a fuga só foi percebida no final da tarde desta segunda-feira (14), durante a contagem dos presidiários, feita por agentes de uma empresa terceirizada, responsável pela segurança interna do presídio.
De acordo com o diretor-financeiro do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen-AL), Vitor Leite, o detento José Marcos dos Santos Gomes conseguiu fugir ao permanecer, após o final do horário de visita, num local conhecido internamente como "Fábrica", onde os presos participam de atividades laborais.
Antes da fuga, Marcos dos Santos Gomes conseguiu quebrar parte de uma parede do cômodo, por onde escapou.
O diretor-financeiro do Sindapen afirma, ainda, que a empresa terceirizada disponibiliza cerca de 50 funcionários para fazer a segurança da unidade prisional. Ele acha estranho o fato de a fuga só ter sido percebida um dia depois.
"Os funcionários da empresa fizeram a contagem dos detentos no mesmo dia e não perceberam nada. Além disso, antes de fugir, o detento quebrou uma parede, algo inconcebível num presídio considerado como de segurança máxima", explicou o diretor, que disse ainda que a empresa recebe cerca de R$ 5 mil mensais por cada um dos 789 presos.
O diretor afirma ainda que aguarda posicionamento da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) sobre quais medidas serão tomadas em relação ao fato.
"Esperamos que a secretaria se posicione a respeito, e que seja aberto um procedimento administrativo para apurar a fuga, já que os detentos dessa unidade são considerados de alta periculosidade," afirmou Vitor Leite.
Sindicância
O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, tenente-coronel Marcos Sérgio, confirmou a fuga, mas disse que já está tomando as medidas necessárias para apurar o fato.
"Nós já estamos enviando o caso ao juiz e ao promotor de Execuções Penais para as medidas cabíveis. Além disso, estamos abrindo um processo administrativo, onde iremos detectar as possíveis falhas, como eventuais erros de posicionamento de agentes, e corrigi-las."
O secretário afirmou ainda que nos três anos de funcionamento do presídio do Agreste, essa é a primeira vez que ocorre uma fuga.
Sobre a vulnerabilidade apontada por Vitor Leite, do local de onde o detento teria quebrado parte de uma parede, o coronel Marcos Sérgio afirmou que os outros cômodos da unidade, não são tão resistentes quanto às celas, e determinou que o local seja reforçado fisicamente.
" Infelizmente ocorreu esse fato isolado, mas todas as providências necessárias estão sendo
Últimas notícias

Domingo é dia de forró em Arapiraca: confira os arraiás de hoje!

Teca Nelma prestigia concurso de coco e defende projeto que reconhece tradição como patrimônio de Maceió

Homem pede para ir ao banheiro e é preso tentando fraudar concurso da Guarda Municipal de Arapiraca

Homem é encontrado morto com marcas de tiros em povoado no município de Batalha

Alagoas é o 1º do Nordeste e 5º do país em redução da desigualdade de renda

Câmera de segurança flagra momento em que carro bate em poste na Leste-Oeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
