MPE/AL define fluxo de atendimento a crianças com microcefalia
Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (16), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, e outras instituições de defesa da saúde pública, estabeleceram um fluxo de atendimento para famílias de crianças com microcefalia. O objetivo das autoridades competentes é otimizar e dar maior celeridade ao acompanhamento dos menores.
O primeiro passo do fluxo de atendimento ocorrerá no Hospital Geral do Estado, onde serão realizados exames de tomografia nas crianças. Na sequência, o resultado clínico será encaminhado para especialistas da área médica, como pediatras, otorrinolaringologistas e oftalmologistas para conclusão do diagnóstico dos pacientes.
A partir daí, terão início tratamentos para estimulação psicomotora deles a partir de programas de terapia ocupacional e fisioterapia, amenizando assim os efeitos da microcefalia no desenvolvimento da criança.
A promotora de Justiça Micheline Tenório alerta as famílias para que aguardem em casa a comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e das Vigilâncias em Saúde dos Municípios.
Segundo a representante do MPE/AL, os órgãos públicos informarão quando elas serão atendidas e providenciarão a viagem para a Capital.
“É muito importante que as famílias não se dirijam aos hospitais agora para resguardarem a saúde das mães e crianças em situações de fragilidade devido ao parto. Nas unidades, as famílias tendem a ficar em salas de espera lotadas, expondo ainda mais a condição dos seus filhos e dos próprios pais”, destacou a titular da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, que estava acompanhada do promotor de Justiça Ubirajara Ramos.
Além do MPE/AL e da Sesau, participaram da audiência pública representantes do Ministério Público Federal em Alagoas, Hospital Geral do Estado e médicos infectologistas que compõem grupo técnico de assistência à população vítima da microcefalia.
Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
