MPE/AL define fluxo de atendimento a crianças com microcefalia

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (16), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, e outras instituições de defesa da saúde pública, estabeleceram um fluxo de atendimento para famílias de crianças com microcefalia. O objetivo das autoridades competentes é otimizar e dar maior celeridade ao acompanhamento dos menores.
O primeiro passo do fluxo de atendimento ocorrerá no Hospital Geral do Estado, onde serão realizados exames de tomografia nas crianças. Na sequência, o resultado clínico será encaminhado para especialistas da área médica, como pediatras, otorrinolaringologistas e oftalmologistas para conclusão do diagnóstico dos pacientes.
A partir daí, terão início tratamentos para estimulação psicomotora deles a partir de programas de terapia ocupacional e fisioterapia, amenizando assim os efeitos da microcefalia no desenvolvimento da criança.
A promotora de Justiça Micheline Tenório alerta as famílias para que aguardem em casa a comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e das Vigilâncias em Saúde dos Municípios.
Segundo a representante do MPE/AL, os órgãos públicos informarão quando elas serão atendidas e providenciarão a viagem para a Capital.
“É muito importante que as famílias não se dirijam aos hospitais agora para resguardarem a saúde das mães e crianças em situações de fragilidade devido ao parto. Nas unidades, as famílias tendem a ficar em salas de espera lotadas, expondo ainda mais a condição dos seus filhos e dos próprios pais”, destacou a titular da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, que estava acompanhada do promotor de Justiça Ubirajara Ramos.
Além do MPE/AL e da Sesau, participaram da audiência pública representantes do Ministério Público Federal em Alagoas, Hospital Geral do Estado e médicos infectologistas que compõem grupo técnico de assistência à população vítima da microcefalia.
Últimas notícias

Crédito consignado CLT será liberado pelos canais eletrônicos dos bancos a partir de sexta

Sefaz Alagoas facilita a isenção para beneficiários do IPVA
Terremoto de magnitude 6,2 atinge costa de Istambul na Turquia

Projeto Atletas do Futuro promove evento de combate às drogas na zona rural de Igaci

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Homem morre após bater a cabeça enquanto trabalhava em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
