MPE/AL define fluxo de atendimento a crianças com microcefalia

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (16), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, e outras instituições de defesa da saúde pública, estabeleceram um fluxo de atendimento para famílias de crianças com microcefalia. O objetivo das autoridades competentes é otimizar e dar maior celeridade ao acompanhamento dos menores.
O primeiro passo do fluxo de atendimento ocorrerá no Hospital Geral do Estado, onde serão realizados exames de tomografia nas crianças. Na sequência, o resultado clínico será encaminhado para especialistas da área médica, como pediatras, otorrinolaringologistas e oftalmologistas para conclusão do diagnóstico dos pacientes.
A partir daí, terão início tratamentos para estimulação psicomotora deles a partir de programas de terapia ocupacional e fisioterapia, amenizando assim os efeitos da microcefalia no desenvolvimento da criança.
A promotora de Justiça Micheline Tenório alerta as famílias para que aguardem em casa a comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e das Vigilâncias em Saúde dos Municípios.
Segundo a representante do MPE/AL, os órgãos públicos informarão quando elas serão atendidas e providenciarão a viagem para a Capital.
“É muito importante que as famílias não se dirijam aos hospitais agora para resguardarem a saúde das mães e crianças em situações de fragilidade devido ao parto. Nas unidades, as famílias tendem a ficar em salas de espera lotadas, expondo ainda mais a condição dos seus filhos e dos próprios pais”, destacou a titular da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, que estava acompanhada do promotor de Justiça Ubirajara Ramos.
Além do MPE/AL e da Sesau, participaram da audiência pública representantes do Ministério Público Federal em Alagoas, Hospital Geral do Estado e médicos infectologistas que compõem grupo técnico de assistência à população vítima da microcefalia.
Últimas notícias

Enchente mata 4 pessoas e deixa mais de 50 desaparecidas na Índia

Polícia Civil identifica condutor que provocou acidente com três mortos na BR-316, em Cacimbinhas
![[Vídeo] Após chuvas, telhado de residência desaba e assusta moradores em Matriz de Camaragibe](https://img.7segundos.com.br/DwG08FmXp6dG50oTBsXSToIjoxM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-05-at-081416.jpeg)
[Vídeo] Após chuvas, telhado de residência desaba e assusta moradores em Matriz de Camaragibe

Assembleia Legislativa retoma os trabalhos nesta terça-feira

Homem é preso com maconha, crack, cocaína e munições em Arapiraca

Mulher compra veículo roubado e é autuada por receptação em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
