Sesau ajusta plano de ação para casos suspeitos de Zika e microcefalia

Uma reunião de ajustes no plano de ação para os casos suspeitos de Zika e microcefalia criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foi realizada com superintendentes do órgão. Nele estão contidas informações instrutivas sobre o atendimento à população em Alagoas.
Para os 111 casos suspeitos já notificados de microcefalia, a indicação é que todos façam tomografia computadorizada de crânio no Hospital Geral do Estado (HGE), que realiza seis exames por dia. Também está recomendada a coleta de sangue periférico nas unidades sentinelas.
“Nos casos positivos, o recém-nascido deve ser acompanhado pelo neuropediatra, geneticista; ser submetido a um ecocardiograma, ultrassonografia de abdômen; e ter sua audição avaliada, assim como o fundo dos olhos”, complementou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.
Já os novos casos suspeitos que venham a ser notificados, a recomendação é de que eles sejam atendidos no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), onde deverá ser feita punção, coleta de sangue e tomografia.
“Em caso positivo, eles também deverão ser avaliados pelo neuropediatra, geneticista e oftalmologista. A criança deve ser submetida a um ecocardiograma, a uma ultrassonografia de abdômen e sua audição bem avaliada”, ressaltou a secretária.
Esse plano já está em execução pela rede pública de saúde em Alagoas. Na reunião, que teve a participação de superintendentes e assessores, também foi discutida a pauta do encontro da secretária Rozangela Wyszomirska com o ministro da Saúde Marcelo Castro, nesta sexta-feira.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
