Sesau ajusta plano de ação para casos suspeitos de Zika e microcefalia

Uma reunião de ajustes no plano de ação para os casos suspeitos de Zika e microcefalia criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foi realizada com superintendentes do órgão. Nele estão contidas informações instrutivas sobre o atendimento à população em Alagoas.
Para os 111 casos suspeitos já notificados de microcefalia, a indicação é que todos façam tomografia computadorizada de crânio no Hospital Geral do Estado (HGE), que realiza seis exames por dia. Também está recomendada a coleta de sangue periférico nas unidades sentinelas.
“Nos casos positivos, o recém-nascido deve ser acompanhado pelo neuropediatra, geneticista; ser submetido a um ecocardiograma, ultrassonografia de abdômen; e ter sua audição avaliada, assim como o fundo dos olhos”, complementou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.
Já os novos casos suspeitos que venham a ser notificados, a recomendação é de que eles sejam atendidos no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), onde deverá ser feita punção, coleta de sangue e tomografia.
“Em caso positivo, eles também deverão ser avaliados pelo neuropediatra, geneticista e oftalmologista. A criança deve ser submetida a um ecocardiograma, a uma ultrassonografia de abdômen e sua audição bem avaliada”, ressaltou a secretária.
Esse plano já está em execução pela rede pública de saúde em Alagoas. Na reunião, que teve a participação de superintendentes e assessores, também foi discutida a pauta do encontro da secretária Rozangela Wyszomirska com o ministro da Saúde Marcelo Castro, nesta sexta-feira.
Últimas notícias

Morre Flávio Pantera, ídolo do CSA e campeão das Séries A, B e C do Brasileirão

Prefeito Bebeto Barros inaugura creches, escolas e moradias durante Semana da Liberdade e Juventude

Motorista de app que teve corpo incendiado pede ajuda para tratamento

Polícia retira mais de 62 quilos de drogas e 37 armas de fogo das ruas

Deputado cobra ação contra criminalidade e denuncia abandono da segurança em AL

Piloto alagoano Galba Accioly sofre acidente em Interlagos durante etapa da GT Series Cup
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
