Sesau ajusta plano de ação para casos suspeitos de Zika e microcefalia
Uma reunião de ajustes no plano de ação para os casos suspeitos de Zika e microcefalia criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foi realizada com superintendentes do órgão. Nele estão contidas informações instrutivas sobre o atendimento à população em Alagoas.
Para os 111 casos suspeitos já notificados de microcefalia, a indicação é que todos façam tomografia computadorizada de crânio no Hospital Geral do Estado (HGE), que realiza seis exames por dia. Também está recomendada a coleta de sangue periférico nas unidades sentinelas.
“Nos casos positivos, o recém-nascido deve ser acompanhado pelo neuropediatra, geneticista; ser submetido a um ecocardiograma, ultrassonografia de abdômen; e ter sua audição avaliada, assim como o fundo dos olhos”, complementou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.
Já os novos casos suspeitos que venham a ser notificados, a recomendação é de que eles sejam atendidos no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), onde deverá ser feita punção, coleta de sangue e tomografia.
“Em caso positivo, eles também deverão ser avaliados pelo neuropediatra, geneticista e oftalmologista. A criança deve ser submetida a um ecocardiograma, a uma ultrassonografia de abdômen e sua audição bem avaliada”, ressaltou a secretária.
Esse plano já está em execução pela rede pública de saúde em Alagoas. Na reunião, que teve a participação de superintendentes e assessores, também foi discutida a pauta do encontro da secretária Rozangela Wyszomirska com o ministro da Saúde Marcelo Castro, nesta sexta-feira.
Últimas notícias
Júlia Nunes assume defesa de mãe e filho após denúncias contra vereador em Craíbas
Motorista com sinais de embriaguez fica ferido após bater carro contra muro em Maceió
Vereador é detido suspeito de ameaçar e agredir prestador de serviço em Craíbas
Cibele Moura recebe homenagem por apoio ao esporte amador em Maceió
Mulher de 28 anos morre após ser atropelada por ônibus em Maceió
Mulher morre após ser atingida por caminhão enquanto andava de bicicleta
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
