Barbosa diz que governo irá propor idade mínima para aposentadoria

O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa disse, nesta segunda-feira (21), que há um "consenso crescente" sobre a necessidade de inclusão do critério de idade na concessão de aposentadorias.
Barbosa explicou que, em 2016, o governo quer mandar uma proposta de reforma da Previdência ao Congresso Nacional, e aprová-la para tornar o sistema previdenciário mais sustentável.
Ele ainda reforçou nesta segunda-feira que a direção da política econômica continua a mesma após assumir o comando da pasta no lugar de Joaquim Levy, com foco em ajuste fiscal e redução da inflação, em meio à reação negativa do mercado sobre sua nomeação.
Em teleconferência com investidores feita antes mesmo da sua posse, que ocorrerá às 17h, Barbosa procurou dissipar os temores do mercado com seu nome, visto como menos comprometido com o reequilíbrio das contas públicas.
A preocupação com um ajuste fiscal mais frouxo alimentava a alta do dólar e dos contratos de juros futuros nesta segunda-feira, com agentes apontando possível relutância do novo ministro em cortar gastos e aumentar impostos.
Durante a teleconferência, Barbosa repetiu o compromisso com a meta de superávit primário equivalente a 0,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016.
A respeito do câmbio, o novo titular da Fazenda afirmou que a ação do governo visa reduzir a volatilidade, apontando que o câmbio flutuante é melhor para absorver choques.
Ele também defendeu as reservas internacionais do país, hoje na casa de 370 bilhões de dólares, como um seguro contra choques internacionais, avaliando que elas não devem ser usadas para financiar investimentos.
Últimas notícias

FPI em comunidades tradicionais: relatos reforçam urgência em saúde e educação em Pão de Açúcar

Prefeitura de Penedo lança portal digital 'Conecta Penedo' para serviços municipais

Alfredo Gaspar é designado como relator da CPMI do INSS

Posto de saúde é investigado por cobrar exames gratuitos em Campestre

Grupo acusado de criar 'tribunal do crime' é preso após execuções em cidades do Agreste de Alagoas

Brisa do Lago recebe serviços do Viver Melhor na Comunidade nesta sexta-feira (22)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
