Aumenta o número de casos de catapora em Arapiraca
Quem tem filhos pequenos deve ficar atento ao surto de catapora que tem atingido a região do Agreste alagoano nas últimas semanas. De acordo com alguns especialistas, o aumento no número de casos é comum nesta época do ano por causa da transição entre estações do ano.
A catapora, também conhecida como varicela, é altamente contagiosa e, em 99% dos casos, evolui bem e está curada em uma semana, mas requer cuidados
Mas de acordo com o médico pediatra Sandro Lins Machado, felizmente a catapora é uma doença benigna. Segundo o especialista, apenas uma a cada seis crianças precisam ser internadas por causa da enfermidade. “Apesar de não ser uma doença tão frequente durante o ano, quando há a transição de estações, como a que estamos passando neste momento, a incidência aumenta, mas não a nível preocupante”, explicou.
O pediatra lembre que a doença é bastante contagiosa e que ambientes como escolas e creches podem ser um pouco perigosos. “Assim que forem detectadas as primeiras bolhas, a criança deve ser submetida a um tipo de isolamento, longe de outras crianças para evitar contaminação”, orienta.
Vale lembrar que, ao contrário do que se pensa, a doença é mais contagiosa no período inicial. “Enquanto houver umidade nas bolhas, há riscos. Depois que as feridas secam, não há mais risco de transmissão e a criança pode retomar ao convívio escolar”, finalizou.
Últimas notícias
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Criminosos furtam residência na zona rural de Limoeiro de Anadia e prejuízo chega a R$ 10 mil
Moradora de rua é assassinada com tiro na cabeça no Clima Bom, em Maceió
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
