Arapiraca registra 849 casos de adolescentes grávidas
Os dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) divulgados na última semana deixaram os alagoanos bastante assustados. O estado ficou com a terceira colocação no número de partos realizados em meninas entre 10 e 19 anos, ficando atrás apenas dos estados do Pará e Amazonas.
Na cidade de Arapiraca, segunda maior de Alagoas, os números também são alarmantes. Segundo o relatório anual da Coordenadoria de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de adolescentes grávidas em 2014 foi de 848.
Os casos mais preocupantes estão entre as adolescentes com idades entre 15 e 19 anos. Em 2014, foram 790 casos de gravidez precoce. E os números de grávidas com idades entre 10 e 14 anos conseguem ser bastante expressivos. No mesmo período, 58 pré-adolescentes deram à luz em Arapiraca.
Informações sobre as consequências de transar sem camisinha estão por toda parte, mas os adolescentes parecem não dar muita bola para o assunto.
Segundo dados do Ministério da Saúde, de cada 10 bebês que nascem no Brasil, dois são filhos de adolescentes. Além de ser algo impactante, ser mãe precoce prejudica a saúde da gestante. Uma jovem com menos de 18 anos, por exemplo, corre sérios riscos de ficar anêmica e ter pré-eclâmpsia, uma complicação que pode levar à morte.
Segundo a psicóloga e terapeuta sexual Imacolada Marino Tozo, os principais causadores de gravidez na adolescência são: o medo de perder o namorado, a imaturidade, o uso abusivo de álcool e outras drogas, uso errado da pílula do dia seguinte, e a crença em métodos não-confiáveis de prevenção.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
