Moradores da Vila Aparecida começam a ter água
Sem água há meses, os moradores da Vila Aparecida, zona rural de Arapiraca, reclamaram na sede da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), na cidade, e passaram a ter água nas torneiras desde a tarde do último domingo (20).
A informação chegou à redação do Portal 7 Segundos por um telefonema do comerciante e morador do povoado, Igor Bará. Ele disse que na parte baixa da Vila Aparecida as casas estão com água, já na área da parte alta ainda não.
"A água chegou fraquinha, mas dá para os moradores encherem seus reservatórios porque poderá faltar a qualquer momento. O sistema de abastecimento do povoado ainda não está regular", afirmou o comerciante.
Igor Bará disse ainda que no domingo um funcionário da Casal havia fechado o registro de abastecimento de água do povoado, que fica entre um colégio e uma igreja já no Povoado Genipapo.
"Não sei o que aconteceu, mas naquele dia alguns moradores tiveram água durante meia hora, hoje é que constatamos que tem água nas torneiras", observou Bará.
Mais de duas mil pessoas moram na Vila Aparecida e têm sofrido com a falta de água na região.
Na época em que alguns representantes da comunidade foram até o escritório da Casal, no Centro de Arapiraca, um dos gerentes da companhia havia dito que o sistema de tubulação vai ser trocado e que a obra poderá levar cerca de 60 dias a 90 dias.
Carros-pipa
O mesmo gerente que recebeu os moradores afirmou, também, que a Casal ressarciria os moradores que estivessem com as contas em dia com carros-pipa.
Em nota, a assessoria de comunicação da Casal afirmou, na tarde desta terça-feira (22), que o abastecimento de água está precário nos povoados Genipapo, Poção, Sítio Capim e Vila Aparecida, mas que técnicos da companhia estariam estudando soluções para o problema.
Em relação à Vila Aparecida, o abastecimento foi normalizado nesta segunda-feira (21) e estará aberto até a próxima sexta-feira (25), quando a água chegará também a parte alta do povoado. A assessoria confirmou a entrega de carros-pipa para os moradores que estiverem com as contas pagas em dia.
Tubulação
A Casal, por meio da assessoria de comunicação, afirmou que a tubulação desses povoados da zona rural de Arapiraca está ultrapassada e que vai fazer a troca dos canos. A obra será realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), mas que não tem previsão de começar.
Os canos de 150 mm serão trocados por uma tubulação de 300 mm, ou seja, com o dobro da capacidade atual para que o problema do abastecimento da água seja regularizada na região.