Infectados com Zika só doam sangue após 30 dias de cura
Tornam-se inaptos a doar sangue os candidatos que tiveram Zika vírus por um período inferior aos últimos trinta dias de curado, assim como aqueles que apresentarem a suspeita da doença nos próximos sete dias. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e também é válida àqueles que se deslocaram em regiões endêmicas e epidêmicas em um período também inferior a 30 dias.
A nota técnica nº 94 do Ministério da Saúde, emitida no último dia 10, considerou o aumento do número de casos de dengue, febre chikungunya e Zika. Ela também informa que os candidatos à doação de sangue que apresentarem diagnóstico de dengue hemorrágica deverão ser considerados inaptos por seis meses após a cura.
“Em ofício circular, o Ministério da Saúde redefiniu os critérios de triagem clínica para candidatos à doação de sangue, com base em aspectos epidemiológicos e de circulação do Zika vírus no Brasil. Ele também ressaltou a importância dos profissionais que realizam a triagem em atentarem nos sintomas que indicam a contaminação do doador pela doença”, comentou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.
Os sintomas do Zika são: exantema maculopapular pruriginoso (manchas na pele), febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido (olhos vermelhos), artralgia (dores nas articulações), mialgia (dores musculares) e dor de cabeça. Com menos frequência ainda o infectado pode sofrer com edema (acúmulo anormal de líquido nos tecidos), dor de garganta, tosse, vômitos e hematospermia.
O doador que suspeite estar infectado pela Zika vírus deve informar ao Hemoal, através dos números: 3315-2109 (segunda a sexta-feira) e no 3315-2103 (feriados e finais de semana).
Últimas notícias
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
