Infectados com Zika só doam sangue após 30 dias de cura

Tornam-se inaptos a doar sangue os candidatos que tiveram Zika vírus por um período inferior aos últimos trinta dias de curado, assim como aqueles que apresentarem a suspeita da doença nos próximos sete dias. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e também é válida àqueles que se deslocaram em regiões endêmicas e epidêmicas em um período também inferior a 30 dias.
A nota técnica nº 94 do Ministério da Saúde, emitida no último dia 10, considerou o aumento do número de casos de dengue, febre chikungunya e Zika. Ela também informa que os candidatos à doação de sangue que apresentarem diagnóstico de dengue hemorrágica deverão ser considerados inaptos por seis meses após a cura.
“Em ofício circular, o Ministério da Saúde redefiniu os critérios de triagem clínica para candidatos à doação de sangue, com base em aspectos epidemiológicos e de circulação do Zika vírus no Brasil. Ele também ressaltou a importância dos profissionais que realizam a triagem em atentarem nos sintomas que indicam a contaminação do doador pela doença”, comentou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.
Os sintomas do Zika são: exantema maculopapular pruriginoso (manchas na pele), febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido (olhos vermelhos), artralgia (dores nas articulações), mialgia (dores musculares) e dor de cabeça. Com menos frequência ainda o infectado pode sofrer com edema (acúmulo anormal de líquido nos tecidos), dor de garganta, tosse, vômitos e hematospermia.
O doador que suspeite estar infectado pela Zika vírus deve informar ao Hemoal, através dos números: 3315-2109 (segunda a sexta-feira) e no 3315-2103 (feriados e finais de semana).
Últimas notícias

Acidente de trânsito deixa três vítimas presas às ferragens de carro na BR-101, em Joaquim Gomes

Segundo suspeito de estuprar homem em Dois Riachos é preso no interior de Pernambuco

Governo de Alagoas lança núcleo para combater a desinformação e promover educação midiática

Afastamento da prefeita Tia Júlia se deu devido à realização de check-up médico, informa assessoria

Em evento em Sergipe, Marcelo Beltrão apresenta experiências que marcaram a Educação de Coruripe

Secretário de Prevenção à Violência entrega kits do 'Foca o Enem' para socioeducandos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
