IMA alerta sobre o tráfego de veículos em praias
A equipe da Gerência de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) apreendeu, nesta terça-feira (29), um veículo que fazia manobras arriscadas na praia de Marceneiros, em São Miguel dos Milagres. O tráfego de veículos naquela região é proibido e pode render apreensão e multa para o proprietário que ainda terá que responder a processo por danos ambientais.
Toda a região costeira compreendida entre os municípios de Paripueira e Maragogi está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. Conforme o Decreto Federal s/n, de 23 de outubro de 1997, é proibida a circulação de veículos na faixa de areia.
Na ação de fiscalização desta terça-feira (29) apenas um carro foi apreendido. O proprietário Fazia manobras arriscadas na areia, ao longo de uma área com cerca de cinco quilômetros, alheio a presença dos banhistas na região. Após a apreensão, diversas pessoas procuraram a equipe do IMA para reclamar do problema.
Segundo Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização, esse é o segundo dia de ação para coibir esse tipo de infração. Entretanto, devido a quantidade de denúncias e a chegada do verão, novas operações deverão ser realizadas. As pessoas que forem pegas em flagrante, além de ter o veículo apreendido, podem pagar multa que varia entre R$ 500 a R$ 10.000.
No município de Maragogi há uma série de tratativas realizadas entre poder público municipal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – responsável pela gerência da APA, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e representantes dos moradores locais.
Além do Decreto Federal proibir o tráfego de veículos automotores na zona de praia localizada na APA Costa dos Corais, a presença dos carros coloca a integridade dos usuários e da fauna local em ricos. Isso sem contar com o comprometimento da reprodução de espécies como a tartaruga marinha que desova em diversos pontos daquela região.
Últimas notícias
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
