Prefeita é assassinada um dia após assumir cargo
A prefeita do município mexicano de Temixco, Gisela Mota, foi morta do lado de fora de sua casa neste sábado (2), apenas um dia depois de assumir o cargo. A política, da legenda de centro-esquerda do Partido da Revolução Democrática (PRD), foi encontrada metralhada junto a outras duas pessoas em frente a sua residência.
O assassinato aconteceu um dia depois de o governo do estado de Morelos, no sul do México, iniciar uma grande operação de segurança com participação de forças federais. Temixco fica 12 quilômetros ao sul de Cuernavaca, a capital estadual.
"Fui informado do atentado contra a prefeita de Temixco, Gisela Mota, jovem e querida companheira. É um desafio da delinquência. Não cederemos", escreveu no Twitter o governador de Morelos, Graco Ramírez.
Segundo Ramírez, que também é do PRD, os principais suspeitos de cometerem o crime já foram detidos. "Com a legalidade e a firmeza necessária, não vamos retornar aos tempos de antes. Não haverá impunidade", disse.
De acordo com a imprensa mexicana, após o ataque, os seguranças da prefeita solicitaram apoio policial e iniciaram uma perseguição aos atiradores. Ao alcançá-los, aconteceu um tiroteio no qual, segundo dados preliminares, dois dos criminosos morreram e outros dois foram detidos.
Um estudo de 2015 da associação civil Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal indicou que Cuernavaca, capital estadual, desbancou Acapulco como a cidade mais violenta do país. O estado de Morelos é dono do índice de violência mais elevado entre as 32 unidades federativas mexicanas.
Últimas notícias
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
