Arapiraca

Moradores denunciam poças de água com larvas do Aedes

Por 7 Segundos 04/01/2016 17h05
Moradores denunciam poças de água com larvas do Aedes
- Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

Milhares de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e outras infecções, estão proliferando em poças de água nas ruas do bairro Planalto, em Arapiraca.

A situação é grave, uma vez que não há saneamento básico no bairro nesta área que quando chove as ruas ficam alagadas. No entanto, moradores denunciam que proprietários de uma casa despejam a água da piscina na rua.

O Portal 7 Segundos recebeu fotos e um vídeo de um internauta que mostra, claramente, uma quantidade significativa das larvas do mosquito Aedes aegypti nas poças d'água.

A assistente administrativo, Ana Tereza Donato, mora no bairro e na mesma rua há sete anos. Ela afirmou que as ruas dessa região do Planalto não são calçadas e as poças de água são constantes. Segundo ela, para agravar ainda mais a situação o mato toma conta dos canteiros dos esgotos.

"Quando chove as ruas ficam alagadas e até hoje a prefeitura não fez nada, só passaram uma máquina e pronto, mas ainda não calçaram e com essa questão da dengue todos nós que moramos aqui ficamos muito preocupados, principalmente com as crianças", disse Ana Tereza Donato.

Outro morador do bairro se diz muito preocupado com o surto de doenças que o mosquito tem transmitido na cidade. O gerente comercial Eduardo Oliveira ressaltou que no Planalto há um caso registrado de microcefalia e os focos das larvas do Aedes aegypti nas ruas estão assustando os moradores.

"Há muito tempo a prefeitura mandou passar a máquina aqui nas ruas, mas agora com esse surto da dengue não tivemos mais nenhum tipo de benefício e estamos todos preocupados com esta situação", afirmou Eduardo Oliveira morador da Rua Ademar Medeiros.

Mutirões e providência

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SUS) já realizou três mutirões na cidade e alertou à população sobre os riscos de criatórios das larvas do mosquito nas residências. A situação agora é nas ruas do bairro e os moradores não podem fazer qualquer tipo de intervenção e esperam por uma ação da prefetura.

De acordo com a coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca, a situação do bairro Planalto já foi encaminhada para a Secretaria de Saúde e os técnicos vão averiguar.

Durante a realização dos mutirões de combate à dengue, a Secretaria de Saúde divulgou que o Planalto é um dos bairros que tem surto de dengue, inclusive com um caso de microcefalia confirmado em um bebê recém-nascido.

O fotógrafo do 7 Segundos, Josival Meneses, gravou um vídeo em que mostra nitidamente as larvas do mosquito Aedes aegypti em poças de água acumuladas nas ruas do bairro Planalto. Veja: