Moradores denunciam poças de água com larvas do Aedes
Milhares de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e outras infecções, estão proliferando em poças de água nas ruas do bairro Planalto, em Arapiraca.
A situação é grave, uma vez que não há saneamento básico no bairro nesta área que quando chove as ruas ficam alagadas. No entanto, moradores denunciam que proprietários de uma casa despejam a água da piscina na rua.
O Portal 7 Segundos recebeu fotos e um vídeo de um internauta que mostra, claramente, uma quantidade significativa das larvas do mosquito Aedes aegypti nas poças d'água.

A assistente administrativo, Ana Tereza Donato, mora no bairro e na mesma rua há sete anos. Ela afirmou que as ruas dessa região do Planalto não são calçadas e as poças de água são constantes. Segundo ela, para agravar ainda mais a situação o mato toma conta dos canteiros dos esgotos.
"Quando chove as ruas ficam alagadas e até hoje a prefeitura não fez nada, só passaram uma máquina e pronto, mas ainda não calçaram e com essa questão da dengue todos nós que moramos aqui ficamos muito preocupados, principalmente com as crianças", disse Ana Tereza Donato.
Outro morador do bairro se diz muito preocupado com o surto de doenças que o mosquito tem transmitido na cidade. O gerente comercial Eduardo Oliveira ressaltou que no Planalto há um caso registrado de microcefalia e os focos das larvas do Aedes aegypti nas ruas estão assustando os moradores.

"Há muito tempo a prefeitura mandou passar a máquina aqui nas ruas, mas agora com esse surto da dengue não tivemos mais nenhum tipo de benefício e estamos todos preocupados com esta situação", afirmou Eduardo Oliveira morador da Rua Ademar Medeiros.
Mutirões e providência
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SUS) já realizou três mutirões na cidade e alertou à população sobre os riscos de criatórios das larvas do mosquito nas residências. A situação agora é nas ruas do bairro e os moradores não podem fazer qualquer tipo de intervenção e esperam por uma ação da prefetura.
De acordo com a coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca, a situação do bairro Planalto já foi encaminhada para a Secretaria de Saúde e os técnicos vão averiguar.
Durante a realização dos mutirões de combate à dengue, a Secretaria de Saúde divulgou que o Planalto é um dos bairros que tem surto de dengue, inclusive com um caso de microcefalia confirmado em um bebê recém-nascido.
O fotógrafo do 7 Segundos, Josival Meneses, gravou um vídeo em que mostra nitidamente as larvas do mosquito Aedes aegypti em poças de água acumuladas nas ruas do bairro Planalto. Veja:
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
