Consumidor deve ficar atento ao Saldão de Verão, alerta Procon/AL
Com o fim dos períodos das compras natalinas, surge a oportunidade dos comerciantes tentarem chamar a atenção dos clientes anunciando descontos e grandes promoções, mas, que impõem aos consumidores o desafio de analisar atentamente as ofertas e a reputação dos vendedores.
Grande parte das promoções, feitas tanto pelas grandes redes como também pelas lojas de menor porte, costumam ocorrer logo no início do ano com descontos de até 70%. O Saldão de Verão serve para esvaziar os estoques do ano anterior e pode ser uma boa oportunidade para economizar, mas é necessário ter alguns cuidados antes de realizar a(s) compra(s).
Pesquise e analise o produto que for comprar. As lojas físicas não são obrigadas a trocar produtos que não possuem defeitos (por cor, tamanho e modelo de itens vendidos em liquidações). Muitas o fazem simplesmente como estratégia de fidelização do consumidor. Sempre que for comprar algo, especialmente em liquidação, saiba como funciona a política de trocas da empresa antes de concluir a compra.
O consumidor deve se atentar para algumas dicas básicas, como jamais comprar por impulso, mesmo que o preço esteja abaixo do custo, pois o impulso é o primeiro passo para o endividamento.
Também é essencial pesquisar os preços cobrados com antecedência e paciência, o que pode ser feito em sites de buscas. Quem já vem pesquisando um produto há mais tempo e conhece seu valor médio terá mais facilidade para identificar ofertas falsas.
Outra dica é analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas e, quando efetivar a compra, imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido. Faça cópias de tela em cada etapa da compra, desde o anúncio até a conclusão do pagamento e o prazo de entrega.
Em caso de dúvidas ou para realizar uma denúncia, o consumidor pode se dirigir ao Procon mais próximo de sua região, ligar para o número 151, ou acessar as redes sociais (Facebook, Instagram ou Twitter). O órgão funciona de 8h às 16h, de segunda às sextas-feiras.
Últimas notícias
Concurso do TCU oferece 20 vagas e recebe inscrições até 3 de dezembro
Lula e Ministério da Cultura lamentam a morte de Lô Borges
Caso Gabriel Lincoln: Família de adolescente protesta por justiça em Palmeira dos Índios
Cemitérios de Maceió registram cerca de 70 mil visitantes no Dia de Finados
Idoso de 76 anos fica ferido após cair de telhado no Trapiche da Barra
Japaratinga é reconhecida pela ONU e integra celebração dos 80 anos da instituição no Brasil
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
