FrigoVale afirma que a venda de subprodutos está prevista
Desde a última segunda-feira (5) quando a FrigoVale iniciou as atividades no município muita polêmica foi gerada. A empresa ganhou a concessão para o abate e a comercialização de animais no município de Arapiraca pois atende as exigências dos órgãos de controle sanitário.
Mas o que seria uma solução para Arapiraca e para os municípios circunvizinhos que não dispõem de matadouros higienizados e a carne fica exposta a altos riscos de contaminação, tornou-se um problema ainda maior.
Na última segunda-feira (5) marchantes realizaram um protesto em frente ao prédio da FrigoVale pois eles não concordavam que a empresa se apropriasse de alguns órgãos de animais, como fígado e vísceras. Esses órgãos seriam industrializados pela FrigoVale e revendidos. Os marchantes exigem que após o abate as vísceras e o fígado dos animais sejam devolvidos a eles.
Em nota oficial a FrigoVale divulgou que a comercialização dos subprodutos dos animais ( fígado e vísceras ) está prevista no contrato com a prefeitura de Arapiraca. Portanto a empresa não alterou nenhuma norma estabelecida no contrato.
Em virtude desse impasse a FrigoVale decidiu suspender as atividades temporariamente.
Veja abaixo a nota oficial enviada pela assessoria de comunicação da FrigoVale :
A FrigoVale Alagoas vem a público esclarecer alguns pontos relacionados à atividade de abate e comercialização de animais em suas dependências.
1. A FrigoVale Alagoas é uma empresa privada, detentora da concessão do espaço para atividade frigorífica que compreende a prestação de serviço de abate para terceiros e a comercialização dos subprodutos resultantes do abate.
2. O objetivo da FrigoVale Alagoas é oferecer produtos de qualidade e obedecendo à legislação sanitária, ambiental, trabalhista e comercial.
3. A atividade desenvolvida pela FrigoVale é comercial, privada e obedece estritamente as condições previstas no contrato de concessão, que em nenhum momento foram alteradas por essa empresa. O contrato estabelece que o frigorífico é remunerado por uma tarifa de abate e pela comercialização dos subprodutos.
4. Estamos cientes de que essa oferta gera um aumento no custo final dos produtos que chegarão às mesas dos consumidores; entretanto, esse custo é plenamente compensado pelos ganhos relacionados à confiabilidade dos alimentos, que, quando originados na FrigoVale, seguramente não transmitirão doenças.
5. Compreendendo que o abate de animais em empresa com tais padrões de qualidade envolve custos superiores, a FrigoVale Alagoas, visando minimizar o impacto financeiro na cadeia produtiva, por sua livre iniciativa e sem obrigação legal, resolveu oferecer descontos nas tarifas de abate e nos produtos que, de acordo com o contrato, são destinados à comercialização por ela.
6. A FrigoVale Alagoas não tem influência sobre as atividades de abate que ocorrem no matadouro público de Arapiraca, tampouco é responsável por seu funcionamento ou seu fechamento, sendo que tudo que diz respeito a essa localidade é de responsabilidade exclusiva dos agentes públicos.
Estamos conscientes de que nossa empresa chega a Arapiraca para somar e gerar mais qualidade, desenvolvimento e riqueza para a cadeia produtiva, e saúde para a mesa do consumidor.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
