AL será o primeiro estado a receber técnicos do MS

Nos dias 05 e 06 de janeiro, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, participou de reuniões com as áreas técnicas do Ministério da Saúde (MS), em Brasília, para discutir, entre os vários assuntos, sobre o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coap).
Para que se efetive esse contrato no Estado de Alagoas, que tem por função permitir, a partir de uma região de saúde, a organização do serviço, os representantes do MS agendaram visita no próximo dia 04 de fevereiro para debater sobre o Coap e também os consórcios. “Alagoas é o primeiro Estado que o Ministério da Saúde vai visitar, este ano, nessa perspectiva”, disse Wyszomirska, que participou também de mais uma reunião para falar sobre o financiamento.
“Apresentamos todas as contas de 2015 em relação às ações e serviços de saúde e seus respectivos custos. Dessa forma, estamos na expectativa de que possa haver alguma abertura por parte do Ministério da Saúde para o financiamento”, informou a secretária de Estado da Saúde.
No segundo dia de trabalho em Brasília, Rozangela Wyszomiska afirmou que as reuniões foram bastante produtivas e oportunas para discutir temas como o Plano Estadual de Oncologia, a Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS) e regulação dos serviços. Foi ainda realizada uma nova capacitação para a segunda etapa do PGASS.
O fechamento de reuniões em Brasília aconteceu com o secretário de Atenção à Saúde do MS, Alberto Beltrame, quando todos os temas abordados anteriormente voltaram a ser discutidos, como também a construção e ampliação dos hospitais, os custeios e demais investimentos do planejamento.
“O Ministério da Saúde compreendeu a situação de Alagoas e se propôs a adotar um novo olhar para o estado em 2016”, repercutiu Wyszomirska. Segundo ela, esse posicionamento reflete na possibilidade de que a Saúde de Alagoas terá êxito, em 2016, na aprovação de alguns projetos, como o Plano Estadual de Oncologia, a implantação da Rede de Atenção Psicossocial em Saúde Mental e regionalização dos serviços.
Últimas notícias

Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido em Maragogi

Crescimento moderado do consumo no primeiro trimestre coloca Maceió acima da média naciona

Camila Lima deixa Secretaria de Turismo de Maragogi

Seminário sobre saúde mental promovido pelo Corpo de Bombeiros orienta pais de crianças atípicas

Silêncio de Lira deve acelerar ida de Carlos Gonçalves para o grupo de Renan Calheiros

Saúde intensifica vacinação nas escolas para atualização do calendário vacinal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
