AL será o primeiro estado a receber técnicos do MS
Nos dias 05 e 06 de janeiro, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, participou de reuniões com as áreas técnicas do Ministério da Saúde (MS), em Brasília, para discutir, entre os vários assuntos, sobre o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coap).
Para que se efetive esse contrato no Estado de Alagoas, que tem por função permitir, a partir de uma região de saúde, a organização do serviço, os representantes do MS agendaram visita no próximo dia 04 de fevereiro para debater sobre o Coap e também os consórcios. “Alagoas é o primeiro Estado que o Ministério da Saúde vai visitar, este ano, nessa perspectiva”, disse Wyszomirska, que participou também de mais uma reunião para falar sobre o financiamento.
“Apresentamos todas as contas de 2015 em relação às ações e serviços de saúde e seus respectivos custos. Dessa forma, estamos na expectativa de que possa haver alguma abertura por parte do Ministério da Saúde para o financiamento”, informou a secretária de Estado da Saúde.
No segundo dia de trabalho em Brasília, Rozangela Wyszomiska afirmou que as reuniões foram bastante produtivas e oportunas para discutir temas como o Plano Estadual de Oncologia, a Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS) e regulação dos serviços. Foi ainda realizada uma nova capacitação para a segunda etapa do PGASS.
O fechamento de reuniões em Brasília aconteceu com o secretário de Atenção à Saúde do MS, Alberto Beltrame, quando todos os temas abordados anteriormente voltaram a ser discutidos, como também a construção e ampliação dos hospitais, os custeios e demais investimentos do planejamento.
“O Ministério da Saúde compreendeu a situação de Alagoas e se propôs a adotar um novo olhar para o estado em 2016”, repercutiu Wyszomirska. Segundo ela, esse posicionamento reflete na possibilidade de que a Saúde de Alagoas terá êxito, em 2016, na aprovação de alguns projetos, como o Plano Estadual de Oncologia, a implantação da Rede de Atenção Psicossocial em Saúde Mental e regionalização dos serviços.
Últimas notícias
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro: avenidas são liberadas e metrô reforça horário de trens
Alerj cobra explicação sobre operação que deixou 64 mortos no Rio
Prefeito do Rio de Janeiro apoia operação policial contra o Comando Vermelho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
