Videoconferência com presos vai acelerar processos em Alagoas
Os processos criminais de Alagoas terão em breve uma ferramenta importante que tende a acelerar a conclusão dos casos: a videoconferência.
A previsão é que em cerca de um mês, todas as unidades com competência criminal do estado possam fazer audiências a distância com presos do Complexo Penitenciário de Maceió e do Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.
Nesta sexta-feira (8), o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, esteve no Núcleo Ressocializador da capital, onde já estão prontas três salas de videoconferência, para constatar a devida instalação dos equipamentos.
“Além da segurança e agilidade dos procedimentos para o Judiciário, o Estado vai economizar, porque vai deixar custear despesas com transporte. É uma coisa de primeiro mundo”, destacou Washington Luiz, que frisou também a importância da parceria do governo de Alagoas no projeto.

Ao testar os equipamentos, o desembargador Washington Luiz conversou com o juiz Geraldo Amorim, que estava na 17ª Vara Criminal da Capital, no Barro Duro. O juiz relatou que as varas criminais vêm sofrendo em virtude da não locomoção dos presos, por dificuldades do Governo.
"A Justiça e a sociedade agradecem por essa iniciativa, [que possibilita] interagir em tempo real, sem oneração para o Estado e com maior segurança para administração da Justiça”, afirmou o magistrado.
As instalações estão sendo realizadas pela Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do TJ (Diati). “Vale considerar que Alagoas saiu na frente porque já iniciou com foco no sistema prisional, [priorizando] a integração com os presídios”, avalia do diretor da Diati, José Baptista.
Além do Núcleo Ressocializador, os equipamentos estarão disponíveis em duas salas no Presídio do Agreste e em 34 unidades judiciais, incluindo os Tribunais do Júri de Maceió, que terão uma estrutura de maior porte, assim como Pleno do TJ e o auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
Últimas notícias
Renan Filho anuncia reforço na saúde e segurança em São Luís do Quitunde
Família procura cachorro desaparecido em Arapiraca após possível fuga
Enfermeira esfaqueada em União passa por cirurgia e colega segue foragida
Ciclone extratropical na costa do Brasil põe estados em alerta de perigo
Morte de 80 cavalos de raça por intoxicação em AL ganha repercussão nacional
Lula se reúne com advogado de Lulinha em meio a investigações da PF
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
