Relatório mostra aumento de 444% de presas em AL
No fim do ano passado, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça divulgou um levantamento, realizado entre os anos de 2007 e 2014, revelando que o número de mulheres presas em Alagoas cresceu 444%. O número de detentas no estado subiu de 62 em 2007 para 337 em 2014. Atualmente, o presídio feminino de Maceió está com 218 mulheres e a maior parte delas foram presas por tráfico de drogas
Os dados revelam que 54% das mulheres encarceradas em Alagoas respondem por crime de tráfico. 65% delas são jovens com idades entre 18 e 34 anos. Quanto à raça, 81% das detentas alagoanas se declararam negras e 19% brancas. O juiz José Braga Neto, titular da 16ª Vara Criminal – Execuções Penais, explicou que os motivos para o aumento significativo desse número.
“O estado de Alagoas é um dos estados mais violentos da federação e isso justifica esse aumento tão grande da criminalidade no meio das mulheres. O outro aspecto é que muitas delas continuam a atividade criminosa de seus companheiros quando eles são presos”, disse o magistrado.
José Braga Neto explica ainda que esse aumento não é uma característica exclusiva de Alagoas. “Este é um fenômeno que está ocorrendo em todo território brasileiro, todos os estados estão sofrendo com essa situação. Isto envolve políticas públicas sérias para evitar que essas pessoas venham a ingressar no submundo do crime”.
Ainda de acordo com o relatório, 13% das mulheres encarceradas no estado cometeram homicídios. Os crimes de roubo somam 9%, furto, 8%, porte ou posse de arma, 4%, receptação, 2%, e latrocínio (roubo seguido de morte) e formação de quadrilha, 1%. 13% das presas são classificadas pelo estudo como responsáveis por crimes diversos.
A subchefe do presídio feminino Santa Luzia, Ana Paula Nascimento, explicou que o perfil das detentas não mudou muito entre os anos de 2007 até hoje. “Atualmente o presídio está com 218 mulheres e a maior parte delas foram presas por tráfico de drogas”, contou.
Últimas notícias
Prefeitura de Junqueiro entrega cestas básicas a famílias atendidas pela Casa da Sopa
Ed Gama e os Disgramados se apresentam no Cultura na Praça em edição especial, nesta segunda (22)
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
Após apagão em escola, prefeitura de Arapiraca nega prejuízo a candidatos em concurso
De olho em 2026, primeira-dama de Maceió muda nome no Instagram
Incêndio iniciado em celular atinge apartamento no bairro do Farol, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
