Agreste

Vacinação antirrábica imuniza milhares de cães e gatos

Por Redação com assessoria 16/01/2016 09h09
Vacinação antirrábica imuniza milhares de cães e gatos
- Foto: Assessoria

Durante toda esta semana, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem coordenando uma grande campanha de vacinação antirrábica. O objetivo da ação é imunizar milhares de cães e gatos em todo o município.

Nesta sexta-feira (15) os trabalhos se concentraram no Distrito Pé Leve e o encerramento da ação está previsto para este sábado na zona urbana. Cães e gatos, de rua ou domésticos, todos são alvo da vacina, que tem como objetivo evitar a raiva animal em Limoeiro de Anadia.

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que se multiplica nos nervos periféricos e sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.

A transmissão dá-se pelo animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Infectando animais homeotérmicos, a raiva tem como principal agente o cão, seguido pelo gato.

De acordo com a secretária de Saúde de Limoeiro de Anadia, Raphaela Brasil, a campanha está sendo bastante satisfatória, uma vez que conseguiu cobrir todas as áreas do Município.