AL é exemplo internacional por isenção de ICMS sobre consumo de energia solar
Ampliar e impulsionar o uso da energia solar por meio de painéis fotovoltaicos em todo o Estado. Foi com essa iniciativa, ainda recente na região, que Alagoas garantiu reconhecimento internacional no site da organização PV-Tech pela adesão à isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos clientes que aplicarem o consumo da energia renovável. A notícia foi divulgada pelo site local Agenda A.
Na publicação do portal PV-Tech, voltado para a difusão global da energia solar, Alagoas foi apontado como “o mais novo estado brasileiro a garantir isenção de impostos sobre o consumo de energia solar”. A medida funciona como uma forma de contrapartida estadual às vantagens sobre o pagamento de ICMS já oferecidas pelo Governo Federal. A partir da decisão, as unidades consumidoras que se enquadrem nas categorias de mini e micro geradores ganham descontos da tarifa em forma de créditos da energia solar.
Com o intuito de fomentar a produção de energia distribuída através de equipamentos, a exemplo das placas solares em telhados e dos mini aerogeradores, o convênio atua na otimização da geração de fontes renováveis pelos consumidores em todo o país. Prova disso, é a presença expressiva da medida em estados como o Acre, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará, Rio Grande do Norte e Tocantins.
À frente da superintendência de Energia e Mineração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Bruno Sardeiro explica que os impactos e benefícios proporcionados pelo incentivo foram previamente analisados pela equipe da pasta junto à Secretaria da Fazenda (Sefaz) e os empresários do setor.
“Nossa intenção é que Alagoas aproveite ao máximo seu potencial de energias de fontes renováveis. Esta ação será o principal incentivo à produção de energia aos consumidores alagoanos. Com este projeto, vamos garantir também o desenvolvimento de uma economia mais equilibrada e sustentável para o país”, ressalta Bruno Sardeiro.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
