Alagoas

Governo fortalece segurança em presídios de Alagoas

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 22/01/2016 14h02
Governo fortalece segurança em presídios de Alagoas
- Foto: Agência Alagoas

O governador Renan Filho inaugurou, nesta sexta-feira, 22, o sistema de videomonitoramento do Sistema Prisional do Estado. São 440 câmeras monitorando 24 horas toda movimentação dos presídios e áreas comuns. Além do sistema interligado, um moderno detector de metais, existente apenas em aeroportos, chegou para reforçar a segurança interna das unidades prisionais.

“Isso representa mais segurança para quem está dentro dos presídios e quem está lá fora. Porque o sistema prisional adequado ajuda muito a Segurança Pública. Ele garante serenidade e paz nas ruas”, ressaltou o governador.

A justificativa dos investimentos no Sistema Prisional se torna essencial em um momento de integração das forças de segurança em prol da queda dos índices de violência.

“Por isso que estamos investindo em veículos novos, novos armamentos, de maneira que o Sistema Prisional continue ajudando a reduzir a violência. Foi esse somatório de forças que transformou Alagoas no Estado que mais reduziu a violência no país”, acrescentou Renan Filho.

Armas e veículos

Foram entregues ainda 30 carabinas calibre 5.56 mm e 120 pistolas calibre.40 para armar os agentes penitenciários, além de novos veículos para deslocamento, um ônibus e um trator para trabalhos de ressocialização.

Sobre as melhorias no conglomerado de presídios da parte alta da capital, o Estado pretende reformar um por um. O governador adiantou que o Presídio Baldomero Cavalcanti está entre as prioridades, e “está tudo pronto, aguardamos apenas o início do processo de transferência de presos para iniciar a obra”.

E ainda na seara da reinserção social, Renan Filho confirmou que Alagoas vai dispor de um novo sistema de internação. A partir de março deste ano, um novo sistema de internação masculino e feminino será entregue à sociedade.

“Tínhamos um sistema que nos envergonhava, que não respeitava os direitos humanos. Essa semana, entregamos 40 novas vagas dignas no sistema de internação. E em março, vamos entregar mais 120 novas vagas no masculino. Este será o melhor centro de internação do Brasil”, assegurou o governador de Alagoas.