Hemoal inicia doação de sangue para período de Carnaval nesta segunda (25)
Com apenas 29% do estoque de sangue mínimo necessário, uma vez que deveria contar com 300 bolsas, mas dispõe de apenas 87, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá realizar uma Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval. A ação, que será iniciada nesta segunda-feira (25) e tem o propósito de formar um estoque estratégico para atender as transfusões durante as festas de Momo, irá distribuir uma camisa para o doador.
E com o intuito de facilitar o acesso aos doadores que não podem se deslocar até as unidades Trapiche e Farol ou ao Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), em Arapiraca, serão realizadas três coletas itinerantes de sangue, no horário das 8h às 16h. Na quarta-feira (27), a Unidade Móvel vai estar na sede do Curso de Zootecnia da Ufal, em Rio Largo; na quinta (28), a ação irá ocorrer em frente ao JÁ do Centro e, na sexta-feira (29), a Unidade Móvel estará em frente ao Banco do Brasil de Rio Largo.
Com estas ações, a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, espera estabilizar o estoque de sangue do órgão, uma vez que no próximo fim de semana acontecem as prévias carnavalescas de Maceió e, uma semana após, será o feriadão do Carnaval. “Além do fluxo nas emergências e maternidades, temos que trabalhar com a possibilidade do aumento de acidentes de trânsito e de feridos por arma branca e de fogo. Por isso, aumentar o estoque é uma ação preventiva e necessária”, pontuou.
Pré-requisitos para doar
É imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.
Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação.
Onde doar
As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.
Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18.
Os doadores que preferirem agendar suas doações, podem utilizar o aplicativo Doe +. Disponibilizado gratuitamente para celulares android, o aplicativo pode ser baixado pela plataforma Google Play, trazendo uma série de ferramentas que irão possibilitar a interação e disseminação dos pré-requisitos para se tornar um doador voluntário de sangue.
No entanto, a grande novidade do programa é possibilitar que qualquer alagoano possa marcar a sua doação de sangue, no dia e hora de preferência do voluntário, além de ser informado sobre o estoque e locais de coletas externas.
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
