Semarh inicia monitoramento das águas na foz do Rio Pratagy

Em atuação conjunta com a Organização Não Governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) iniciou em janeiro deste ano um monitoramento participativo para conferir a qualidade da água dos rios. A organização encontrou na Semarh uma parceria para realizar trabalhos no Rio Pratagy, uma unidade de conservação estadual importante para a sustentabilidade.
Ficou definido que uma vez a cada mês, no período de maré baixa, a equipe da Semarh se encaminha até a foz do rio para avaliar a qualidade da água. O assessor técnico da secretaria, Bruno Stefanis, explica que todo o trabalho desenvolvido mensalmente vai gerar um banco de dados disponível no site www.sosma.org.br.
“A SOS Mata Atlântica forneceu kits para a equipe que a Semarh coordena com pastilhas químicas para coleta de água e monitoramento de suas reações. Desta forma, saberemos qual a situação do rio que estamos analisando, neste caso, o Pratagy. Feita a análise, compilamos todas as informações para gerar um banco de dados que posteriormente estará acessível a todos no site da Organização Não Governamental”, explica o assessor técnico.
Em Alagoas, o grupo é coordenado pela Semarh e conta com as participações do Instituto Biota de Conservação, Associação de Moradores da Boca do Rio e Associação de Barraqueiros do Mirante. Além de constituir o trabalho de monitoramento do Rio Pratagy, ações de educação ambiental são propostas às famílias em busca de manter o local limpo e conservado.
“Destacamos junto à população a importância de manter o rio limpo, já que durante as pesquisas sobre a qualidade da água, o lixo flutuante também será um complicador. Precisamos deixar claro a todos sobre a conservação do Rio Pratagy devido a sua contribuição para o sustento das famílias, além de ser uma unidade de conservação que abastece, praticamente, toda a cidade de Maceió”, alerta Bruno Stéfanis.
Os trabalhos em parceria com a SOS Mata Atlântica seguem até dezembro deste ano e tem a possibilidade de prosseguir em 2017.
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
