Adutora do Alto Sertão irá beneficiar 130 mil alagoanos
![Adutora do Alto Sertão irá beneficiar 130 mil alagoanos](https://img.7segundos.com.br/r3QhJeVsAvC_NuU1YY7a7wQwjCQ=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/1454349381large-43.jpg)
Empenhado em solucionar os danos causados pela estiagem no Semiárido de Alagoas, o poder público estadual aposta em infraestrutura hídrica. Para o segmento, já está prevista a entrega das melhorias e da ampliação da Adutora do Alto Sertão, em março deste ano. O sistema será interligado ao Canal do Sertão, com mais de 100 km de adutoras ao alcance de 130 mil sertanejos, distribuídos entre oito municípios.
O reforço beneficiará a população dos municípios de Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Pariconha, Piranhas e mais 25 povoados circunvizinhos. “Com a Adutora do Alto Sertão, iremos ampliar e otimizar o abastecimento d’água local e levar mais oportunidades, qualidade de vida e geração de renda para a região”, destacou a secretária da Infraestrutura, Aparecida Machado.
Interligado ao km 37 do Canal do Sertão, o sistema já possui 70% das obras executadas. “A parte civil já está concluída, o que corresponde às adutoras, às estruturas das duas Estações Elevatórias e da Estação de Tratamento de Água. No momento, falta apenas a montagem dos equipamentos eletromecânicos, como bombas, sistemas elétricos e conexões”, esclareceu o superintendente de Infraestrutura Hídrica, Alexandre Barros.
A obra possui R$ 127 milhões de investimentos, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Após sua conclusão, será operada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), órgão vinculado à pasta.
Outras adutoras – Em paralelo, a Seinfra dá continuidade às ações para a execução das obras das adutoras da Bacia Leiteira e do Agreste, que juntas irão contemplar cerca de 950 mil alagoanos.
A Adutora da Bacia Leiteira será interligada ao Canal do Sertão, no km 145, e levará água para 240 mil sertanejos. Com a integração, serão contemplados 235 povoados e 19 municípios, como Batalha, Belo Monte, Jaramataia, Major Isidoro, Olho d’Água das Flores, Santana do Ipanema e São José da Tapera.
Já a Adutora do Agreste conduzirá a água do Canal, a partir do km 220, para outros 19 municípios e 611 povoados. A estimativa é de que 708 mil alagoanos sejam beneficiados. Entre os municípios contemplados estão Arapiraca, Campo Grande, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano e Palmeira dos Índios.
Últimas notícias
![Homem é preso em flagrante por furto em igreja no centro de Maceió](https://img.7segundos.com.br/8MfqIUiSAloC01QF5Y6j_N5ird0=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-06-at-121839.jpeg)
Homem é preso em flagrante por furto em igreja no centro de Maceió
![Quem é Laleska Alexandre, influencer que morreu após infecção no ovário](https://img.7segundos.com.br/jF5ze-Y8b24FFTaB7g6wsmoISVE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/laleska-alexandre.jpg)
Quem é Laleska Alexandre, influencer que morreu após infecção no ovário
![Bombeiros atendem 111 ocorrências devido às chuvas em Maceió e Rio Largo](https://img.7segundos.com.br/zt0JBzERKQ2AheGVByES-rUhSHs=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bombeiros-atendem-111-ocorrencias-devido-as-chuvas-em-maceio-e-rio-largo.png)
Bombeiros atendem 111 ocorrências devido às chuvas em Maceió e Rio Largo
![Três desabrigados e 27 desalojados: Defesa Civil contabiliza danos causados por chuvas em Maceió](https://img.7segundos.com.br/aPURabOFBHkZNGIx27gyi06l1E8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fortes-chuvas-rodrigo-cunha-defesa-civil-foto-felipe-sostenes-1.jpg)
Três desabrigados e 27 desalojados: Defesa Civil contabiliza danos causados por chuvas em Maceió
![Paulo Dantas nomeia ex-vereador de Maceió como presidente da Juceal](https://img.7segundos.com.br/UfbeG6cr_xQZuPZYzw7p710zMzA=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/17-11-23-aud-publica-lei-orcamentaria-anual-loa-sefaz-segov-fotos-felipe-sostenes-08-1024x683.jpeg)
Paulo Dantas nomeia ex-vereador de Maceió como presidente da Juceal
![Ministro de Lula ou líder do governo: deputado de AL segue em ascensão nos bastidores de Brasília](https://img.7segundos.com.br/RuJ-zgJN84NjsTW8nq_2w8vQXO8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/isnaldo-bulhoes-foto-mario-agra-camara.jpg)
Ministro de Lula ou líder do governo: deputado de AL segue em ascensão nos bastidores de Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)