Prefeitura divulga programação da tradicional Lavagem das Escadarias do Rosário
A lavagem nas igrejas é uma tradição de origem portuguesa, absorvida pelo sincretismo africano. O ato chegou ao Brasil durante o império. Segundo a pesquisadora Cristina Sanches, o povo fazia penitências e promessas aos santos de maior adoração, varrendo, enfeitando e zelando pelas igrejas.
A cerimônia das Águas de Oxalá consiste: “Uma procissão representando a viagem de Oxalá, que foi acometido por injustiças durante todo o percurso de sua jornada ao Reino de seu filho. O ritual afro simboliza uma homenagem a esse orixá (divindade), com rezas, cantos e oferendas. Em localidade escolhida, e com muita água de cheiro, vão lavando e varrendo todo o ódio, inveja, fome, doenças e injustiças, pedindo misericórdia e perdão pelos atos cometidos”, relata um trecho da sua análise.
Sanches ainda explica em sua pesquisa que a padroeira das Irmandades dos Pretos (escravos e libertos), é Nossa Senhora do Rosário, que também é a padroeira da cidade do Penedo. No interior da igreja, encontram-se santos brancos e negros. Ali se fazia penitência e procurava-se adaptar a cultura negra à religiosidade branca. Em decorrência, a Igreja do Rosário construída pela Irmandade dos Homens Pretos tornou-se o solo sagrado do africano no Penedo.
Como forma de resgatar a tradição secular e de raízes africanas, em 2005 em sua então primeira gestão, o prefeito Marcius Beltrão trouxe de volta a belíssima cerimônia das Águas de Oxalá, com o ritual da lavagem, com o cortejo que sai da Igreja Senhor dos Pobres, até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
“A lavagem das escadarias de Igreja do Rosário é um espetáculo de música, flores e perfume. É uma forma simbólica de agradecer aos deuses para que todos tenham um ano repleto de graças e que curtam o carnaval com responsabilidade e muita paz”, comentou o secretário de Cultura de Penedo, Hugo Menezes.
Em mais uma edição da festa, a Prefeitura de Penedo, através da Secretaria de Cultura promete levar muita alegria às ruas do Centro Histórico na próxima sexta-feira (05), com a tradicional Lavagem das Escadarias do Rosário. Além da belíssima cerimônia das Águas de Oxalá, os foliões vão pular ao som do frevo, no percurso entre à Praça Jacome Calheiros e a Marechal Deodoro. A prévia carnavalesca começa a partir das 19hrs, com concentração na Praça Clementino do Monte, seguindo pela Getúlio Vargas, até o QG da Folia.
PROGRAMAÇÃO a partir das 19hrs
- Desfile das Baianas;
- Batucada Unidos do Bairro;
- Tadeu e Seus Bonecos;
- Bloco Boneca Raquel;
- Desfile do Bloco Sulamita;
- Bloco Penedo Fitness e Orquestra VK;
- Bloco Lá Vem Ela;
- Bloco do Comerciário (Saída da Santa Luzia);
- Orquestra Frevo Jatobá Jazz Frevo (Palco);
- Orquestra Frevo Temperado (subindo e descendo);
- Orquestra Frevo Folia (subindo e descendo);
--
Últimas notícias
Filho de Alves Correia atualiza melhora do radialista: “Já respira sozinho e conversa”
Influenciador revela que foi convidado para voo de helicóptero que terminou em tragédia no Rio
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e motocicleta em Arapiraca
Idoso e mulher são socorridos após acidente de trânsito na AL-101 Sul, em Piaçabuçu
Carro atinge motocicletas e derruba poste na AL-101 Norte, em Paripueira
Carro invade praça e colide contra árvore no Centro de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
