Região Metropolitana do Agreste

Prefeitura divulga programação da tradicional Lavagem das Escadarias do Rosário

Por Redação com Ascom 02/02/2016 19h07
Prefeitura divulga programação da tradicional Lavagem das Escadarias do Rosário
- Foto: Ascom Penedo

A lavagem nas igrejas é uma tradição de origem portuguesa, absorvida pelo sincretismo africano. O ato chegou ao Brasil durante o império. Segundo a pesquisadora Cristina Sanches, o povo fazia penitências e promessas aos santos de maior adoração, varrendo, enfeitando e zelando pelas igrejas.

A cerimônia das Águas de Oxalá consiste: “Uma procissão representando a viagem de Oxalá, que foi acometido por injustiças durante todo o percurso de sua jornada ao Reino de seu filho. O ritual afro simboliza uma homenagem a esse orixá (divindade), com rezas, cantos e oferendas. Em localidade escolhida, e com muita água de cheiro, vão lavando e varrendo todo o ódio, inveja, fome, doenças e injustiças, pedindo misericórdia e perdão pelos atos cometidos”, relata um trecho da sua análise.

Sanches ainda explica em sua pesquisa que a padroeira das Irmandades dos Pretos (escravos e libertos), é Nossa Senhora do Rosário, que também é a padroeira da cidade do Penedo. No interior da igreja, encontram-se santos brancos e negros. Ali se fazia penitência e procurava-se adaptar a cultura negra à religiosidade branca. Em decorrência, a Igreja do Rosário construída pela Irmandade dos Homens Pretos tornou-se o solo sagrado do africano no Penedo.

Como forma de resgatar a tradição secular e de raízes africanas, em 2005 em sua então primeira gestão, o prefeito Marcius Beltrão trouxe de volta a belíssima cerimônia das Águas de Oxalá, com o ritual da lavagem, com o cortejo que sai da Igreja Senhor dos Pobres, até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

“A lavagem das escadarias de Igreja do Rosário é um espetáculo de música, flores e perfume. É uma forma simbólica de agradecer aos deuses para que todos tenham um ano repleto de graças e que curtam o carnaval com responsabilidade e muita paz”, comentou o secretário de Cultura de Penedo, Hugo Menezes.

Em mais uma edição da festa, a Prefeitura de Penedo, através da Secretaria de Cultura promete levar muita alegria às ruas do Centro Histórico na próxima sexta-feira (05), com a tradicional Lavagem das Escadarias do Rosário. Além da belíssima cerimônia das Águas de Oxalá, os foliões vão pular ao som do frevo, no percurso entre à Praça Jacome Calheiros e a Marechal Deodoro. A prévia carnavalesca começa a partir das 19hrs, com concentração na Praça Clementino do Monte, seguindo pela Getúlio Vargas, até o QG da Folia.

PROGRAMAÇÃO a partir das 19hrs

- Desfile das Baianas;
- Batucada Unidos do Bairro;
- Tadeu e Seus Bonecos;
- Bloco Boneca Raquel;
- Desfile do Bloco Sulamita;
- Bloco Penedo Fitness e Orquestra VK;
- Bloco Lá Vem Ela;
- Bloco do Comerciário (Saída da Santa Luzia);
- Orquestra Frevo Jatobá Jazz Frevo (Palco);
- Orquestra Frevo Temperado (subindo e descendo);
- Orquestra Frevo Folia (subindo e descendo);

--