Arapiraca

SMTT realiza campanha de carnaval em Arapiraca

Por 7 Segundos com assessoria 05/02/2016 18h06
SMTT realiza campanha de carnaval em Arapiraca
- Foto: Assessoria

A visita técnica do prefeito, em exercício, Yale Fernandes (PMDB) ao diretor-presidente do Detran de Alagoas, Antonio Carlos de Gouveia, resultou na participação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), no lançamento da campanha de carnaval, com o tem a “Viva o Verão da Vida”, na manhã desta sexta-feira (5), em Maceió.

A SMTT participou por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) com a presença dos agentes de autoridade de trânsito Francisco José, Carlos Torres e Carlos Alberto Peixoto, que foram analisar as ações estratégicas de trânsito que serão utilizadas no período carnavalesco em todo o estado. Eles se reuniram com o diretor do Educação para o Trânsito (Edutran), Daniel Celestino.

O diretor-presidente do Detran explicou que a determinação do governador Renan Filho (PMDB) é fortalecer parcerias com as prefeituras alagoanas, como esta com a SMTT de Arapiraca, no sentido de fortalecer as ações do governo em todo o Estado.

“É muito importante realizarmos essas ações em conjunto para que os resultados possam ser mais precisos no combate à violência no trânsito e que possamos ter mais segurança, diminuindo os índices de acidente nas estradas, principalmente em feriados prolongados como o do carnaval”, ressaltou Antonio Carlos.

O prefeito interino de Arapiraca ressaltou a parceria e afirmou que iniciativas para o desenvolvimento das cidades devem ser firmadas entre governos.

"Essa parceria é de fundamental importância para que possamos exercer em nossa região os mesmos critérios que o Detran adota no estado, porém dentro das ações educativas que elaboramos aqui em Arapiraca", ressaltou o prefeito Yale Fernandes.

Para o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, a campanha educativa no carnaval é fundamental para orientar e alertar condutores e pedestres para que todos possam se prevenir de qualquer tipo de acidente.

"Estamos com faixas nas ruas da cidade sinalizando para a proteção das pessoas e que elas façam o uso devido do cinto de segurança, do capacete, liguem as setas para sinalizar a direção em que vão e assim poderemos ter um condutor responsável com a própria vida e a dos outros", alertou Ricardo Teófilo.

As ações da SMTT deste ano tem o tema "Folião consciente, trânsito sem acidente! Tome consciência, se beber não dirija!" e começaram desde o evento Folia de Rua, no sábado (23), a prévia carnavalesca de Arapiraca e foram realizadas até esta sexta-feira (5) com ações no trânsito e em estabelecimentos comerciais.

Distribuição de material educativo

A distribuição de material educativo e de prevenção no trânsito e também nas estradas ao viajar foram realizadas no Terminal Rodoviário Urbano (TRU), no Parque Ceci Cunha, como também na Praça Marques e região central da cidade.

Por iniciativa da Prefeitura de Arapiraca, as ações foram desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do programa Atenção à Saúde e dos integrantes do IEC - Informação, Educação e Comunicação, que atuaram com mascotes e atores vestidos com fantasias de carnaval para animar e conscientizar a população.


Além das ruas, as ações educativas se estenderam às empresas da cidade como supermercados e postos de combustíveis. O material distribuído pela SMTT de Arapiraca alerta para os riscos da bebida alcoólica com a direção e leva informações aos foliões sobre a Lei Seca com o lema: "Eu sou amigo da vida".

"Trabalhamos para levar a mensagem de paz no trânsito neste carnaval ao maior número de pessoas possível para que elas sejam também multiplicadoras dessa ação que tem o objetivo de buscar um trânsito seguro e de paz para todos", afirmou o diretor do DET, Francisco José Silva.