Sertão

Hospitais de Delmiro Gouveia registram mais de 350 casos de diarreia

Por 7 Segundos 12/02/2016 16h04
Hospitais de Delmiro Gouveia registram mais de 350 casos de diarreia
Unidade de Pronto Atendimento de Delmiro Gouveia - AL - Foto: Reprodução

Um surto de diarreia tem deixado moradores do município de Delmiro Gouveia e de cidades vizinhas preocupados. Entre janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados mais de 350 casos de pacientes com fortes dores estomacais, diarreia, vômito e fraqueza no corpo. Os dados são do Hospital e Maternidade Regional Antenor Serpa e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local.

A Secretaria Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia está investigando o caso, mas ainda não sabe o motivo que levou a esse número elevado de casos na cidade.

A direção da UPA informou que só no primeiro mês do ano, o número de pacientes com os mesmos sintomas foi de 114. Mas q quantidade só sobe a cada dia. Nos primeiros dez dias de fevereiro, a unidade de saúde registrou mais 124 casos de pacientes com diarreia.

Em entrevista a um portal de notícias de Maceió, a coordenadora de enfermagem da UPA, Luana Flores, falou que o motivo do surto deve ser identificado o mais rápido possível.

"Geralmente se registra um aumento dos casos de diarreia no início do ano, mas, desta vez, o número de casos está acima da média", explicou a enfermeira.

A população desconfia de que o surto tenha sido motivado pela água distribuída na região pela companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A empresa descartou essa possibilidade.

Em nota oficial encaminhada à imprensa, a Casal informou que tem conhecimento do surto de diarreia, mas não de que seja provocado pela água. Segundo a empresa, as coletas e análises feitas na última semana indicam que a água apresenta boa qualidade.

"Novas coletas e análises estão sendo feitas para rastrear o surto. O resultado deverá ser divulgado na próxima segunda-feira nos meios de comunicação de Delmiro Gouveia", dizia trecho da nota.