Saúde

Mais de 500 pessoas recebem óculos de grau em Limoeiro

Por 7 Segundos com Assessoria 13/02/2016 09h09
Mais de 500 pessoas recebem óculos de grau em Limoeiro
- Foto: Assessoria


Nesta sexta-feira (12), representantes do Projeto Bandeira Científica, da Universidade de São Paulo (USP), retornaram à Limoeiro de Anadia onde entregaram à população mais de 500 óculos de grau. A entrega foi realizada nas dependências da Escola Municipal Maria Julia.

Os exames oftalmológicos foram realizados no último mês de dezembro, quando mais de 200 pessoas do projeto, entre acadêmicos, professores e profissionais da Universidade paulista desembarcaram na cidade e permaneceram por oito dias realizando consultas, atendimentos e exames gratuitos à população.

No período entre 10 e 18 de dezembro, a Bandeira Científica realizou mais de cinco mil atendimentos gratuitos à população, que foi contemplada com consultas médicas, odontológicas, oftalmológicas, nutricionais, entre outras. Ainda foram realizados 1.320 atendimentos oftalmológicos e 1.200 odontológicos. Nos postos volantes improvisados em escolas da zona rural, foram feitos 1.400 atendimentos em média nas áreas de Terapia Ocupacional, Pediatria, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia.

A expedição ainda ofertou 150 exames de ultrassom, 100 de eletrocardiograma e 60 de papa Nicolau. Doze pessoas receberam próteses dentárias totais, vinte foram submetidas a cirurgias dentárias restauradoras e estéticas.

Em Limoeiro de Anadia, o projeto Bandeira Científica contou com o total apoio da Prefeitura, que deu total apoio ao grupo, disponibilizando todo o apoio logístico como a estrutura física para os atendimentos e consultas, além de alojamento, alimentação e transporte interno do grupo.

Uma das beneficiadas foi a dona-de-casa Josefa Martins, moradora do povoado Terra Nova. Há oito anos sem usar óculos, mesmo necessitando, Dona Josefa disse que agora está vendo o mundo com bons olhos. “Eu passei oito anos sem usar óculos, pois não tinha dinheiro para comprar. Fui consultada e agora estou aqui enxergando tudo bem melhor. Agradeço primeiramente a Deus e depois ao prefeito Marlan e aos meninos da USP, que foram muito atenciosos comigo”, disse.

Outro beneficiado foi o mototaxista José da Silva. Segundo ele, a falta de óculos vinha atrapalhando sua forma de dirigir. “Muitas vezes não conseguia enxergar os buracos nas pistas, principalmente durante a noite. Agora, de óculos, estou enxergando tudo com detalhes. Agradeço ao prefeito Marlan Ferreira por ter apoiado esse projeto tão importante”, finalizou.