Desmanche de veículos em AL terá que ter autorização prévia do Detran
A partir do mês de maio, o desmonte de veículos somente poderá ser realizado mediante autorização prévia emitida pelo Detran-AL, apresentando o número do contrato social da empresa, bem como a relação nominal de empregados e ajudantes.
O assunto foi discutido nesta quinta-feira (18) com representantes dos segmentos organizados, sociedade civil e de órgãos do Governo do Estado em audiência pública realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), para discutir regras acerca da Lei Federal nº 12.977, que visa disciplinar o funcionamento de estabelecimentos comerciais de desmonte de veículos.
A proposta está sendo normatizada e deve entrar em vigor em maio próximo.
O diretor-presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia, informou que o órgão, de forma inédita, avocou para si toda a possibilidade de regulamentação sobre a Lei do Desmanche, que existe desde o ano de 2014.
“Existem 97 ferros-velhos e todo o acervo dos estabelecimentos será trabalhado pelo Detran. A contagem foi possível após o credenciamento realizado pelo órgão, no final do ano passado. Tudo aquilo que estimula o descontrole, facilita a vida do meliante, e essas peças que não têm origem serão monitoradas pelo Detran”, afirmou Gouveia.
De acordo com a proposta, o desmonte de veículo, a comercialização de autopeças usadas e recondicionadas deverão ser efetuadas, exclusivamente, por estabelecimentos credenciados junto ao Detran de Alagoas.
Suspensão
Ainda de acordo com Gouveia, o cidadão que tem uma peça sem informar a origem dela não vai conseguir comercializar, sob pena de o órgão suspender a atividade ou lacrar o ferro-velho, além disso, até mesmo a licença dos donos dos estabelecimentos pode ser caçada, já que cabe ao Detran a liberação do registro. “A audiência pública traz uma motivação extremamente oportuna, uma motivação de construção”, destaca Gouveia.
“A consequência reflete na vida do usuário, o seguro de carro em Alagoas, por exemplo, é um dos mais caros do país. Na hora que se tem uma sistemática e sabe-se que não há margem para um carro roubado, o valor do seguro provavelmente vai baixar. Em consequência disso, o índice de roubo de veículos vai baixar no estado”, completou Gouveia.
Últimas notícias
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro: avenidas são liberadas e metrô reforça horário de trens
Alerj cobra explicação sobre operação que deixou 64 mortos no Rio
Prefeito do Rio de Janeiro apoia operação policial contra o Comando Vermelho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
