Juceal e Semarh, discutem etapas finais para integração à Redesim
Representantes da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) se reuniram na segunda-feira (22) para definir as últimas etapas da integração da secretaria à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O encontro aconteceu na sede da Semarh, situada no bairro Jacarecica, em Maceió.
Na oportunidade, foi apresentado para o titular da pasta, Alexandre Ayres, e para o superintendente de Recursos Hídricos, Gustavo Carvalho, o sistema desenvolvido para incorporar os serviços ao Portal Facilita Alagoas, porta de entrada dos processos de abertura, alteração e baixa empresarial e ambiente que integra órgãos de registro e fiscalização.
Por meio de videoconferência com servidores da Vox Tecnologia, empresa responsável pelo desenvolvimento do Facilita Alagoas, foi demonstrado o passo a passo para o cliente iniciar o processo de legalização perante a secretaria. Depois de registrada a empresa e através da seção de acompanhamento no portal, o cliente acessará o campo destinado aos órgãos ambientais.
De acordo com as respostas dadas para o questionário desenvolvido para o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Semarh, a empresa será isenta de licenciamento ou direcionada para o processo de solicitação dos instrumentos de outorga.
Observando o funcionamento do sistema, o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos aprovou o fluxo desenvolvido para a secretaria e concordou com as oito perguntas adicionadas para a Semarh. Ayres ainda reforçou a integração à Redesim, afirmando ser “mais uma ação de desburocratização do ambiente de negócios no estado.”
Na reunião, ficou definida juntamente aos gerentes da Redesim em Alagoas, Mariana Torres e Edmundo Lins, que a geração do documento para as empresas isentas de licenciamento será automática, dependo das respostas dadas pelo cliente no questionário e da declaração de veracidade das informações fornecidas.
A finalização do processo de homologação quanto à Semarh será realizada em março, com o lançamento do sistema para uso dos clientes no Portal Facilita Alagoas. A secretaria será a sétima entidade fiscalizadora integrada ao projeto, que já conta com Receita Federal, Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), Corpo de Bombeiros e IMA.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
