Saúde

Programa Farmácia Popular amplia acesso a medicamentos

Por Redação com Secom Maceió 27/02/2016 14h02
Programa Farmácia Popular amplia acesso a medicamentos

Para ampliar o acesso de toda a população aos medicamentos considerados essenciais – que satisfazem às necessidades de saúde prioritárias dos usuários – , o Governo Federal criou o programa Farmácia Popular do Brasil. Esses medicamentos essenciais já são disponibilizados pela rede pública municipal nas unidades de saúde, mas agora os usuários podem contar com mais essa alternativa.

O programa conta com uma unidade própria em Maceió, localizada no bairro do Benedito Bentes, e também funciona nas farmácias privadas que aderiram ao programa. Ao todo são disponibilizados 98 itens para a população, que são dispensados pelo seu valor de custo, representando a redução de 90% do valor de mercado, quando o paciente só custeia 10% do valor total.

A Farmácia Popular, além de comercializar medicamentos a baixo custo, também disponibiliza remédios gratuitos para asma, hipertensão e diabetes, sendo necessária a apresentação do RG, CPF e receita médica ou odontológica para a sua dispensação. Tal exigência visa evitar a automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes.

Segundo Júlia Tenório, coordenadora da Farmácia Popular do município, os medicamentos encontrados na rede popular também são encontrados nas unidades de saúde e atendem a diversas patologias. “Os medicamentos mais procurados são os antibióticos, os para problemas estomacais, como Omeprazol, remédios para colesterol, além, é claro, dos gratuitos para asma, hipertensão e diabetes”, explicou.

Para a aquisição desses medicamentos nas farmácias da rede privada que aderiram ao programa, os usuários, além de apresentar CPF, identidade e receita médica devem também levar um comprovante de residência para a realização do cadastro. Dessa forma, eles podem ter acesso tanto aos medicamentos gratuitos quanto aqueles com seu valor reduzido. Caso o paciente esteja acamado ou impossibilitado de se locomover, um representante, por meio de uma procuração assinada em cartório, pode ir até a unidade pegar o medicamento. A aquisição de medicamentos por meio da Farmácia Popular vale para receitas de entidades públicas e privadas.

Onde encontrar?

As farmácias do Programa em Alagoas podem ser encontradas nos seguintes municípios: Arapiraca, Atalaia, Delmiro Gouveia, Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, Teotônio Vilela e União dos Palmares. Em Maceió, ela fica no bairro do Benedito Bentes, além de diversos estabelecimentos privados da capital.

Em 2006, o Ministério da Saúde expandiu o Programa Farmácia Popular do Brasil e lançou o “Aqui tem Farmácia Popular”, projeto de credenciamento da rede privada de farmácias e drogarias com o objetivo de levar o benefício da aquisição de medicamentos essenciais a baixo custo a mais lugares e mais pessoas. Em Alagoas, temos 161 estabelecimentos farmacêuticos credenciados, sendo 72 em Maceió.