Governo lança aplicativo contra focos do Aedes
A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, promove nesta segunda-feira (29), às 10h, o lançamento do aplicativo Juntos pela Saúde - tecnologia que permite ao cidadão denunciar os focos do mosquito Aedes aegypti. A solenidade ocorre na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), localizada na Avenida da Paz, 978 - Jaraguá, em Maceió.
Desenvolvido por meio de uma cooperação técnica entre a Sesau e a empresa alagoana Rastru, o aplicativo estabelece um canal de comunicação entre o cidadão e a gestão pública. Assim, ao observar algum foco de mosquito, será possível, facilmente, e de forma anônima, enviar para os gestores públicos um registro (denúncia), inclusive adicionando fotos, vídeos, áudio e localização geográfica.
Do outro lado, as Secretarias Municipais de Saúde, ao receberem a denúncia que fica armazenada no banco de dados com acesso apenas para a gestão pública da saúde, vão encaminhar os agentes de endemias para averiguar o local e apurar o registro do cidadão. Dessa forma, poderão ser planejadas políticas públicas para combater o vetor que transmite a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya.
Inovação
Conforme pontuou a secretária Rozangela Wyszomirska, a partir de agora há mais um meio de a população colaborar com a comprovação de evidências dos focos do mosquito. E isso pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora em que os cidadãos queiram atuar monitorando e colaborando para o maior alcance do bem-estar da comunidade.
“Essa tecnologia proporciona ao cidadão um canal para denúncia junto ao poder público, como também o Estado passa a fiscalizar se os municípios alagoanos estão realmente atuando onde há evidências de focos do Aedes aegypti”, ressaltou Wyszomirska. Assim, a proposta facilita a mobilização, o engajamento e o compromisso do poder público em responder às colaborações dos cidadãos.
Sistema
O download do aplicativo já está liberado de forma gratuita na loja virtual Play Store para o sistema operacional Android. Em breve, a tecnologia também poderá ser utilizada pelo sistema operacional iOS.
Um dos internautas a fazer o download do aplicativo foi Américo Sampaio. “Com esse aplicativo, ficará muito fácil localizar os focos das pragas que afligem nossa comunidade. Guerra ao nosso inimigo número um: Aedes aegypti”, afirmou Sampaio.
Já o também internauta Felipe de Andrade achou a iniciativa excelente: “O aplicativo é muito bem elaborado, tendo espaço para melhorar e acrescentar outras pragas que surgirem futuramente”.
Dessa forma, o aplicativo Juntos pela Saúde permite a colaboração efetiva entre cidadão e governo nas atividades de denúncias, monitoramento e troca de informações necessárias para a prevenção, resolução e combate aos problemas de saúde do Estado de Alagoas relativas ao Aedes aegypti.
Drones
Outra ferramenta tecnológica de combate ao mosquito é a utilização de drones, que podem atuar identificando focos do Aedes aegypti em locais de difícil acesso como um auxílio ao trabalho já realizado pelas equipes de vigilância.
Conforme explicação da superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha, a utilização do equipamento será analisada por técnicos da Sesau. Ela reforçou que questões como custo e eficácia serão estudados de forma técnica, no sentido de oferecer mais um apoio aos municípios na identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito.
A ferramenta possui uma câmera capaz de tirar 10 fotos a cada 5 segundos, além de um GPS para mapear as ações. As imagens capturadas são enviadas em tempo real para um tablete, visando facilitar no monitoramento de focos de mosquito.
“O drone possui ainda sistemas de segurança que retornam automaticamente o aparelho para o local de lançamento caso a bateria esteja fraca. Isso protege o cidadão de acidentes e a integridade do equipamento”, ressaltou Cristina Rocha. A primeira testagem do equipamento foi realizada na última quarta-feira (24), no bairro Jaraguá, em Maceió.
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió reorganiza espaços para ambulantes da Rua Aberta
Polícia encontra armas e drogas durante cumprimento de mandado por homicídio em Palmeira
Homem com tornozeleira eletrônica é assassinado a tiros em Arapiraca
‘Programas sociais serão ampliados no governo Flávio Bolsonaro’, destaca Gaspar
Teca Nelma e Leonardo Dias avaliam impacto da PEC 6x1 na disputa entre Lula e Flávio
Pai recebe ligações e corpo de filho é encontrado carbonizado em Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
