Sefaz abre inscrições para curso de capacitação de contadores
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) informa que estão abertas as inscrições para o preenchimento de 140 vagas para o curso de capacitação sobre os novos cálculos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destinado a contadores do Estado.
Desde o início deste ano, a Sefaz já capacitou 420 contadores, em três turmas, duas em Maceió e uma em Arapiraca.
A quarta etapa será realizada na Escola Fazendária, localizada no bairro Jacarecica, em Maceió, nos dias 8 e 9 deste mês, das 14h às 17h, com palestras sobre o Fecoep–ICMS Antecipado, Diferencial de Alíquota, Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e), Declaração eletrônica de Substituição Tributária- Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA) e DIFAL, com espaço para perguntas aos instrutores.
As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail [email protected], com o envio do nome completo, telefone e e-mail. No dia do curso, os participantes também devem levar um quilo de alimento, que será doado para instituições carentes do Estado.
Na oportunidade, os contadores serão instruídos e poderão tirar dúvidas com os ministradores das palestras, conforme a programação a seguir. Para mais informações, entrar em contato com a Efaz pelo 3315-6267.
Dia 08/03
14h às 15h – NFC-e : Williamson Santos
15h às 15h30 – Espaço para perguntas
15h30 às 16h30 – DeSTDA – Kleberson do Rêgo
16h30 às 17h – Espaço para perguntas
Dia 09/03
14h às 15h30 – Fecoep/ICMS antecipado – Afrânio Menezes
15h30 às 16h – Espaço para perguntas
16h às 17h30 – Difal – Alysson Sato
17h30 às 18h – Espaço para perguntas
Nova fórmula do ICMS - O novo cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Antecipado foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 30 de dezembro de 2015, sendo sua fórmula alterada com base na Lei nº 7.771, de 9 de outubro de 2015. O ICMS é relativo à entrada interestadual de mercadorias que são destinadas ao contribuinte alagoano.
Com o novo cálculo, o imposto a ser antecipado será calculado aplicando-se sobre o valor da respectiva Nota Fiscal de aquisição o percentual referente à diferença entre a alíquota do ICMS das operações internas em Alagoas e a alíquota do ICMS relativa às operações interestaduais.
Ainda, de acordo com a nova fórmula, a alíquota do ICMS passa a incluir 1% sobre a base de cálculo do ICMS Antecipado, referente ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).
Para mais detalhes sobre o assunto, acesse o manual “ICMS Antecipado”, disponível no endereço eletrônico http://www.sefaz.al.gov.br/ICM_Antecipado.pdf.
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
