Arapiraca

Projeto Reciclarte incentiva arte e descobre talentos infantis

Por Redação 03/03/2016 06h06
Projeto Reciclarte incentiva arte e descobre talentos infantis
- Foto: Cortesia / Reciclarte

Reciclar garrafas pet, canos de papelão e tantos outros objetos é tarefa fácil para a artesã Lucineide Bispo, conhecida por Luarte, que transforma lixo em artigos de uso prático e obras de arte.

Desde que trabalhou na decoração natalina de Arapiraca, ela vem se dedicando ativamente a projetos que envolvem crianças e realiza oficinas de pintura em tela, decoração de garrafas, fabricação de cofres, utilizando apenas material descartável, que reciclado dá vida a outros objetos.

As oficinas acontecem às sextas-feria, aos sábados e domingos na casinha do Papai Noel, no Bosque das Arapiracas. Tudo é de graça e com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, que sede o espaço para ela ensinar arte às crianças.

O projeto também tem apoio de empresas de Arapiraca que doam material reciclado que seria jogado no lixo.

"Esse material é a matéria-prima para reciclar não só objetos, mas a vida de todas as crianças que participam do projeto e que temos descobertos grandes talentos aqui", disse Lucineide Bispo.

Todas as atividades com produtos recicláveis são feitas ao ar livre no Bosque das Arapiracas, região central e uma das áreas mais arborizadas da cidade.

"A prefeitura me cedeu o espaço da casinha e estamos utilizando-a da melhor forma possível, esperamos continuar dando vida a esse projeto", solicitou a artesã.

Doação de material

Mesmo com o apoio de empresas arapiraquenses, a artesã relata que o projeto poderá acabar caso não tenha material suficiente para realizar as oficinas de reciclagem.

Ela espera receber também doações de material de residências para poder trabalhar, mesmo sem ganhar um tostão pelo que faz e ensina às crianças.

"Pedidos que qualquer pessoa possa doar qualquer tipo de material que não utilize mais. Em vez de jogar no lixo, doe pra gente que transformaremos esse material em uma obra de arte", pediu Luciarte.

Ela disse que pode ser garravas de vidro, papelão, canos de papelão de papel higiênico e de folhas laminadas, garrafas pet, entre outros materiais descartáveis.

Há 20 anos morando em Arapiraca, Lucineide Bispo é natural de Feira Grande e trabalha há 15 anos com reciclagem. Já morou em São Paulo e retornou à cidade para tocar em frente seus projetos que beneficiam crianças.

"Com a arte descobrimos talentos que estão em silêncio por falta da prática de elaborar e desenvolver a arte", disse ela que tem tido apoio das secretarias municipais de Educação e Assistência Social.

Lucineide Bispo conquistou o troféu ouro do prêmio Sebrae "Mulher de Negócio" no estado e vai concorrer na categoria nacional em Brasília.

No próximo dia 12 de março, Luarte vai receber homenagem no Memorial da Mulher por fazer a diferença pelo seu trabalho em 2015, entre oito mulheres em destaque em Arapiraca.

Veja o vídeo das ações do projeto Reciclarte que acontece no Bosque das Arapiracas: