Sesau adquire tomógrafo de última geração para UE
A Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, deve passar a operar com um novo tomógrafo, adquirido esta semana pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no prazo de 30 dias. O equipamento, cujo investimento foi de R$ 2 milhões, oriundos do Tesouro Estadual, será o mais moderno do Estado quando estiver em funcionamento.
Da marca GE, uma das mais modernas do mercado, o novo tomógrafo da Unidade de Emergência do Agreste atende aos padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entregue na última quarta-feira (2) pela transportadora Focus Log, ele será instalado por uma equipe de engenharia especializada, após a reforma da sala de tomografia.
Obra que, segundo a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, será necessária para assegurar o funcionar satisfatoriamente do novo tomógrafo, que irá proporcionar alta resolução e qualidade de imagem, além de avançadas tecnologias que reduzem a dose de radiação. O equipamento, ainda de acordo com a gestora da saúde estadual, possui design centrado no paciente, proporcionando resultado automático, eficiente e rápido.
“No ano passado colocamos em funcionamento a primeira parte da ampliação da Unidade de Emergência do Agreste. Agora adquirimos um novo tomógrafo de última geração e estamos trabalhando para concluirmos a segunda parte da obra de ampliação. Com estes investimentos iremos assegurar ainda mais qualidade na assistência de urgência e emergência para o Agreste e Sertão”, destacou Rozangela Wyszomirska.
Histórico
Inaugurada em 2003, com recursos da ordem de R$ 8,2 milhões, a Unidade de Emergência do Agreste é referência nas áreas de Média e Alta Complexidade, atendendo emergências provocadas por causa externas, como vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, afogamentos, quedas e envenenamentos. Somente no ano passado, segundo o Setor de Estatística, atendeu 45.312 atendimentos.
Além de pacientes oriundos de vários municípios do interior de Alagoas, a unidade atendeu também pacientes oriundos de cidades de estados que fazem divisa com Alagoas, a exemplo de Propriá (SE), Bom Conselho (PE) e Paulo Afonso (BA). A previsão é que, ainda este ano, a Unidade de Emergência do Agreste passe a contar com uma estrutura mais ampla, onde o Setor de Internação passará dos atuais 40 para 118 leitos, enquanto a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) terá sua capacidade triplicada e passará para 21 leitos.
Últimas notícias
Petrúcio Barbosa busca novas obras estruturantes para Igaci em reunião com Paulo Dantas
Justiça mantém prisão de dupla acusada por furtos e receptação de celulares em Maceió
Irmãs reencontram no HGE irmão desaparecido, após oito dias de angústia
Hemoal Arapiraca suspende atendimentos para reforma predial neste sábado (8)
Incêndio atinge garagem da Prefeitura de São Miguel dos Campos
Primeira-dama de Maceió comemora número histórico de cirurgias de catarata do Programa Olhar da Gente
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
