Emater avalia novos genótipos de palma forrageira resistente a pragas
O desenvolvimento de material forrageiro resistentes à seca, pragas e doenças é um das metas da diretoria de pesquisa do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL). Dando continuidade às ações desse segmento, a Emater Pesquisa, avaliou dez novos genótipos de palma que estão sendo cultivados na Estação Experimental do Instituto, em Santana do Ipanema.
De acordo com pesquisador da Emater-AL Fernando Gomes, responsável pela pesquisa em Alagoas, a intenção é buscar a diversidade genética da palma e, com isso, garantir maior amplitude sobre o ataque de pragas, especialmente a cochonilha do carmim e cochonilha de escama.
“Quando você tem mais variedades, você tem mais segurança no seu plantio. Nós pretendemos, ao buscar genótipos originários de novos cruzamentos, encontrar materiais com índices maiores de sobrevivência e de resistência em relação a essas pragas. Dos dez genótipos cultivados na estação, cinco ou seis já apresentam esses índices”, explica o pesquisador.
Ainda segundo Fernando Gomes, o resultado conclusivo da pesquisa com os novos materiais só será conhecido em setembro de 2016, devido à colheita bianual – a cada dois anos – da palma forrageira, quando os materiais serão levados para laboratório do Instituto Agrônomico de Pernambuco (IPA-PE) para análise de matéria seca e análise bromatológica.
A pesquisa, desenvolvido pela Emater Alagoas e pelo IPA-PE, possui, além da unidade de Santana do Ipanema, outras duas unidades nas cidades pernambucanas de Arco Verde e São Bento do Una e tem contribuído para geração de informações no âmbito do melhoramento de plantas e, principalmente, no fornecimento de materiais para controle da Cochonilha do Carmim, praga que vem causando prejuízos à bovinocultura de leite da região Semiárida de Alagoas.
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
PM apreende 22 armas de fogo e 42 quilos de entorpecentes em uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
