Emater avalia novos genótipos de palma forrageira resistente a pragas
O desenvolvimento de material forrageiro resistentes à seca, pragas e doenças é um das metas da diretoria de pesquisa do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL). Dando continuidade às ações desse segmento, a Emater Pesquisa, avaliou dez novos genótipos de palma que estão sendo cultivados na Estação Experimental do Instituto, em Santana do Ipanema.
De acordo com pesquisador da Emater-AL Fernando Gomes, responsável pela pesquisa em Alagoas, a intenção é buscar a diversidade genética da palma e, com isso, garantir maior amplitude sobre o ataque de pragas, especialmente a cochonilha do carmim e cochonilha de escama.
“Quando você tem mais variedades, você tem mais segurança no seu plantio. Nós pretendemos, ao buscar genótipos originários de novos cruzamentos, encontrar materiais com índices maiores de sobrevivência e de resistência em relação a essas pragas. Dos dez genótipos cultivados na estação, cinco ou seis já apresentam esses índices”, explica o pesquisador.
Ainda segundo Fernando Gomes, o resultado conclusivo da pesquisa com os novos materiais só será conhecido em setembro de 2016, devido à colheita bianual – a cada dois anos – da palma forrageira, quando os materiais serão levados para laboratório do Instituto Agrônomico de Pernambuco (IPA-PE) para análise de matéria seca e análise bromatológica.
A pesquisa, desenvolvido pela Emater Alagoas e pelo IPA-PE, possui, além da unidade de Santana do Ipanema, outras duas unidades nas cidades pernambucanas de Arco Verde e São Bento do Una e tem contribuído para geração de informações no âmbito do melhoramento de plantas e, principalmente, no fornecimento de materiais para controle da Cochonilha do Carmim, praga que vem causando prejuízos à bovinocultura de leite da região Semiárida de Alagoas.
Últimas notícias
PM apreende 25 armas de fogo e mais de 10 kg de drogas na última semana em Alagoas
Caso Master: foragido de operação da PF é preso em Dubai
Datafolha 2º turno: Lula e Flávio têm 45% das intenções de voto
Milton Naves, locutor mineiro, morre aos 70 anos
Maceió Abraça o Mundo avança para segunda etapa de intercâmbio estudantil
Mendonça avalia medida após troca na PF em caso que cita Lulinha
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
