Terrorista de ataques em Paris é preso na Bélgica
Salah Abdeslam, suspeito de ser um dos terroristas por trás dos ataques de novembro de 2015 em Paris, na França, foi ferido e preso durante uma ação antiterrorismo no bairro de Molenbeek, na Bélgica, nesta sexta-feira (18).
"Nós o pegamos", disse Theo Francken, ministro de Asilo e Imigração belga no Twitter.
Abdeslam foi ferido na perna e levado a um hospital. Um segundo suspeito também está no local, mas sua situação é incerta.
Franco-marroquino, Abdeslam, 26, estava foragido desde os ataques, que deixaram 130 mortos na capital francesa. Acredita-se que ele tenha alugado o carro que levou os terroristas até a casa de shows Bataclan.
A ação teve início após ser divulgada informação de que amostras de DNA e impressões digitais de Abdeslam, tinham sido encontrados em um apartamento alvo de uma operação antiterrorismo durante a semana.
O premiê belga, Charles Michel, teve de abandonar com urgência uma cúpula da União Europeia sobre a questão dos refugiados para tratar do tema.
Segundo a TV belga BMFTV, as evidências foram coletadas de um copo.
Durante a ação durante a semana, um suspeito foi morto e dois fugiram. Havia suspeitas de que um dos foragidos pudesse ser Abdeslam.
As autoridades disseram ter encontrado uma bandeira do Estado Islâmico (EI) no apartamento. Junto ao corpo foi descoberto um livro sobre salafismo e um fuzil, com 11 carregadores cheios. Não foram encontrados explosivos.
O suspeito que morreu durante a operação antiterrorista era um argelino que se encontrava de maneira irregular na Bélgica e que tinha cometido um pequeno delito em 2014.
A procuradoria belga o identificou como Belkaid Mohammed, nascido em 9 de julho de 1980, e afirmou que foi abatido enquanto disparava com um fuzil por uma janela contra as forças de segurança que participavam da operação.(Com agências internacionais)
Últimas notícias
Governo anuncia envio de equipes para região destruída por ciclone
“Cenário de guerra”: diz coronel dos Bombeiros sobre destruição após tornado no Paraná
Figura conhecida na Feira dos Carros de Arapiraca morre vítima de infarto
Motorista que atropelou dois primos na AL-101 Sul é identificado e segue foragido
Arapiraca vai receber os maiores nomes do jazz no Brasil a partir do dia 28
Homem é preso após fornecer álcool a cinco adolescentes em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
