Litoral

Estudantes da Ufal realizam campanha para doação de livros

Por Redação com Ascom Ufal 21/03/2016 17h05
Estudantes da Ufal realizam campanha para doação de livros
Os livros estão sendo arrecadados na entrada da Biblioteca Central

Cientes da realidade vivida por muitos, os estudantes calouros do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tiveram a iniciativa de criar o projeto Eu escolhi Estudar. A ideia é angariar bolsas de estudo em cursinhos e isoladas da cidade para aquelas pessoas que não tem condições de pagar. Mas o projeto superou as expectativas dos incentivadores Jonatas Vitalino e Nícolas Honorato.

É que desde o início do mês eles começaram uma campanha pedindo a colaboração de todos para a arrecadação de livros e apostilas que, posteriormente, serão doados para auxiliar no estudo dos participantes do projeto. A depender da quantidade arrecadada, as doações também contemplarão os vestibulandos que não conseguirem alguma bolsa.

O ponto de arrecadação está localizado na entrada da Biblioteca Central, à direita. Qualquer pessoa pode contribuir doando livros do ensino médio e apostilas que estejam em bom estado. Caso não tenham disponibilidade para se dirigir até a Ufal, os interessados em ajudar também podem entrar em contato com os idealizadores do projeto por meio de uma fanpage no Facebook. "Muitas pessoas estão doando, até mesmo de fora da Ufal. Já foram doados mais de 30 livros. Quando não podem ir diretamente à Ufal, Nós marcamos um encontro onde for melhor para a pessoa e recebemos o material", disse Jonatas.

Bolsas e Vagas

As bolsas são destinadas exclusivamente a estudantes carentes e estão divididas entre cursos online, descontos em isoladas presenciais e até bolsa integral em cursinhos. As vagas são preenchidas de acordo com uma entrevista bem criteriosa, já passam de 50 o número de pessoas beneficiadas pelo projeto. "Nós queremos dar uma chance àqueles estudantes que têm talento, mas, ainda não tiveram uma oportunidade para desenvolver e vencer", destacou Jonatas.

Os interessados em concorrer devem enviar um depoimento com sua história de vida e situação atual para os idealizadores na página da rede social do projeto e apresentar alguns documentos como: comprovante de renda (contra cheque, aposentadoria, bolsa família, nota fiscal ou qualquer outro), notas do último Enem e boletim escolar.