O chocolate nosso de cada dia presente na vida dos alagoanos
O chocolate é o queridinho dos doces e está em toda parte. Presente em várias guloseimas como bolo, balas, biscoitos e outros derivados, é encontrado com facilidade nos supermercados e docerias. Na época da Páscoa é uma das tentações e consumido em grande escala como os famosos ovos de Páscoa. Considerado o vilão das dietas, nada impede que seja consumido com moderação. Mas há pessoas que não abrem mão de comer todos os dias.
Nutritivo, contêm vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonoides, antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e de substâncias precursoras da serotonina responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Mas a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (sesau) Carmem Nascimento alerta que todos os cuidados devem ser adotados na hora de consumir, para que não ultrapasse a quantidade recomendada entre 40 e 50 gramas pelo menos três vezes por semana.
De acordo com Carmem Nascimento, o chocolate tem três substâncias viciantes: o açúcar, gordura e estimulantes, entre eles a cafeína. “O chocolate não é um alimento ruim e estudos mostram que ajuda no combate a algumas patologias cardiovasculares e o acidente vascular cerebral. Ele possui mais de 300 substâncias, mas nem todas foram peças de estudo”, frisou.
A nutricionista informou que desde a década de 1990, pesquisadores na Universidade de Harvard (Estados Unidos) vêm estudando as propriedades do chocolate, que, apesar de ser calórico e gorduroso, possibilitam em algumas pessoas sensação de felicidade e também tem propriedade estimulante. E destaca que apesar de apresentar qualidades não deve ser consumido exageradamente, porque pode sobrecarregar o peso.
Últimas notícias
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Apenas um em cada quatro trabalhadores por conta própria tem CNPJ
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
