Capital

Governador entrega comenda Nise da Silveira a personalidades femininas

Por Redação com Agência Alagoas 30/03/2016 18h06
Governador entrega comenda Nise da Silveira a personalidades femininas
Alagoana Nise da Silveira foi uma mulher à frente de seu tempo que revolucionou a psiquiatria no Brasil Divulgação

Dez personalidades femininas que prestaram notável contribuição para Alagoas e ao país na luta pela cidadania em suas respectivas áreas de atuação serão homenageadas pelo governador Renan Filho com a outorga da Comenda Nise da Silveira. A solenidade ocorre nesta quinta-feira (31) em cerimônia a ser realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso – Centro de Convenções – na sala Ipioca, em Jaraguá, às 20h.

As agraciadas serão Clara Charf, Edilma Melo Acioli Bomfim, Edna Rosangela Soares Nobre, Irinéia Rosa Nunes da Silva, Luzia Bezerra Suruagy, Marilda Lopes Cansanção, Marildes de Almeida Borges, Raquel Barros, Rosimeire Rodrigues Cavalcanti e Vânia Maria de Oliveira Santos.

Os nomes foram escolhidos por Renan Filho e é uma forma de homenagear as mulheres alagoanas conhecidas por defender as minorias.

A comenda é entregue sempre no mês de março, numa referência ao Dia Internacional da Mulher e remete à Nise da Silveira, psiquiatra alagoana, uma das primeiras mulheres a se formar em medicina, em 1926. É fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente (1952), no Rio de

Janeiro, no qual trabalhos artísticos de pintura e modelagem, produzidos por pacientes esquizofrênicos, são armazenados e estudados. Além disso, também fundou a Casa das Palmeiras (1956), ambiente que nasceu com o intuito de dar um tratamento diferenciado aos egressos de hospitais psiquiátricos.