Estado de Alagoas deve custear tratamento de criança com autismo

O juiz Ney Costa Alcântara de Oliveira, da 28ª Vara Cível de Maceió (Infância e Juventude), determinou o bloqueio das contas do Estado de Alagoas, no valor de R$ 25.047,00, para o custeio do tratamento de uma criança com autismo. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (31).
O tratamento, com duração de seis meses, consiste em 384 horas de terapia, sendo 16 por semana, junto à Associação de Amigos do Autista (AMA), 48 sessões de fonoaudiologia (sendo duas por semana) e matrícula na Escola Espaço Educar, que atende crianças com autismo.
De acordo com os autos, a advogada da parte pediu o bloqueio dos recursos em virtude do descumprimento de uma decisão anteriormente concedida pela 28ª Vara Cível. Para o titular da unidade, o bloqueio é uma medida que deve ser determinada apenas em caráter excepcional, quando há nos autos comprovação de que o Estado não está cumprindo a obrigação de fornecer os medicamentos ou tratamentos pleiteados e quando essa demora acarreta risco à saúde e à vida dos demandantes.
“No caso, é patente a desídia do Estado de Alagoas frente à ordem judicial emitida, podendo o mencionado descaso resultar em grave lesão à saúde ou mesmo pôr em risco a vida da parte autora”, afirmou Ney Alcântara.
O representante do Executivo estadual, responsável pela retirada de alvarás concernentes a bloqueio de recursos para a aquisição de medicamentos, procedimentos médicos e/ou cirúrgicos, terá o prazo de 24 horas, após intimação, para comparecer à 28ª Vara Cível, retirar o alvará judicial no valor do montante bloqueado e realizar os pagamentos necessários para garantir o tratamento da criança.
Últimas notícias

Dentista investigada por aplicar silicone industrial em pacientes tem registro profissional suspenso temporariamente

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
