Aplicativo registra 943 denúncias de focos do mosquito Aedes aegypt
O aplicativo Juntos pela Saúde registrou 943 denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti nos primeiros 30 dias de utilização da plataforma digital, completados no último dia 29 de março. A tecnologia estabelece um canal de comunicação entre o cidadão e a gestão pública no combate ao transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
De acordo com os dados gerados pelo aplicativo nesse primeiro mês de iniciativa, houve 3.122 downloads do app. Segundo informou o idealizador da tecnologia, José Alencar Feitosa Neto, das 943 denúncias cadastradas em todo o Estado de Alagoas, 744 são oriundas na capital e 199 no interior.
Na capital, as denúncias quanto ao foco do mosquito variam entre lixo ou entulho a céu aberto (188), recipientes com água parada (147), imóveis fechados ou abandonados (132), terrenos baldios (102), esgoto a céu aberto (88) e outros focos de mosquito (87).
No interior de Alagoas, os focos de mosquito foram denunciados nos casos de esgoto a céu aberto (56), lixo ou entulho a céu aberto (44), recipientes com água parada (44), outros focos de mosquito (20), imóveis fechados e abandonados (19) e terrenos baldios (16).
Os casos de lixo ou entulho a céu aberto são identificados como o maior número de casos em todo Estado. Desse modo, a orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é a adoção de medidas nos ambientes públicos, como limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias, bem como recolhimento regular de lixo.
Além disso, a Sesau ressalta a importância do envolvimento da população na adoção diária de cuidados no acondicionamento do lixo, armazenamento de água e eliminação de recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.
Últimas notícias
Fé, tradição e emoção marcam chegada da Cavalgada e encerramento da festa da padroeira de Arapiraca
CPMI do INSS retoma trabalhos e relator Alfredo Gaspar promete apertar o cerco contra envolvidos
Polícia inicia investigações sobre briga de irmãos que terminou em morte à facadas no Pilar
Sine Alagoas oferece 2.372 vagas de emprego esta semana
Procon Alagoas divulga pesquisa de preços e orienta consumidores para compras do carnaval
Trabalhador encontra carta de amor no lixo e história viraliza nas redes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
