Aplicativo registra 943 denúncias de focos do mosquito Aedes aegypt
O aplicativo Juntos pela Saúde registrou 943 denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti nos primeiros 30 dias de utilização da plataforma digital, completados no último dia 29 de março. A tecnologia estabelece um canal de comunicação entre o cidadão e a gestão pública no combate ao transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
De acordo com os dados gerados pelo aplicativo nesse primeiro mês de iniciativa, houve 3.122 downloads do app. Segundo informou o idealizador da tecnologia, José Alencar Feitosa Neto, das 943 denúncias cadastradas em todo o Estado de Alagoas, 744 são oriundas na capital e 199 no interior.
Na capital, as denúncias quanto ao foco do mosquito variam entre lixo ou entulho a céu aberto (188), recipientes com água parada (147), imóveis fechados ou abandonados (132), terrenos baldios (102), esgoto a céu aberto (88) e outros focos de mosquito (87).
No interior de Alagoas, os focos de mosquito foram denunciados nos casos de esgoto a céu aberto (56), lixo ou entulho a céu aberto (44), recipientes com água parada (44), outros focos de mosquito (20), imóveis fechados e abandonados (19) e terrenos baldios (16).
Os casos de lixo ou entulho a céu aberto são identificados como o maior número de casos em todo Estado. Desse modo, a orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é a adoção de medidas nos ambientes públicos, como limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias, bem como recolhimento regular de lixo.
Além disso, a Sesau ressalta a importância do envolvimento da população na adoção diária de cuidados no acondicionamento do lixo, armazenamento de água e eliminação de recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.
Últimas notícias
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Fé, tradição e emoção marcam chegada da Cavalgada e encerramento da festa da padroeira de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
