Município deve indenizar servidor exonerado após mudança de gestão
O Município de São Sebastião foi condenado a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 25 mil a um marceneiro que ingressou no serviço público via concurso e foi exonerado ilegalmente. A juíza da Comarca, Joyce Araújo dos Santos, também determinou a reintegração do servidor e o ressarcimento da remuneração que ele deixou de receber, em decisão publicada nesta sexta-feira (15).
O marceneiro ingressou no cargo em 2003. Em 2005 houve mudança de gestão da Prefeitura. O servidor relatou que o novo secretário de infraestrutura informou que o ele não precisaria comparecer ao serviço, até que fosse indicado um novo local onde desempenharia suas funções.
Em abril daquele ano, o servidor foi surpreendido com a informação de que havia sido exonerado, por meio de um procedimento administrativo. O marceneiro afirma que sofreu perseguição política.
O processo administrativo teria sido aberto em função das faltas ao serviço. A instauração do procedimento foi realizada de forma imediata, sem sindicância prévia para apurar o ilícito e permitir a defesa do servidor, o que tornou nulo o ato, de acordo com a decisão.
“A sindicância prévia ao processo administrativo disciplinar tem o condão de possibilitar, além da defesa do servidor, uma apuração mais robusta dos aspectos fáticos que circundam a suposta falta funcional. Assim, relativamente ao aspecto formal, percebo a invalidade do ato de instauração imediata do processo administrativo disciplinar, sem prévia sindicância […]. Restou evidente o cerceamento de defesa do autor, por não ter sido citado, ainda que fictamente, para responder ao procedimento”, disse a juíza.
Últimas notícias
Carnaval: Em menos de 24 horas, MPAL participa de 13 audiências de custódia no Sertão, uma de tentativa de homicídio
Recifes de Alagoas entram em projeto nacional de monitoramento e restauração ambiental
Violência no Agreste: MPAL desbanca álibi e pede prisão de mulher suspeita de matar esposo
Flávio Bolsonaro assina pedido de impeachment de Toffoli
“Maceió Abraça o Mundo”: Estudantes da rede municipal relatam emoção e expectativa rumo a Londres
Mulher morre e outras três pessoas ficam feridas após caminhonete capotar na AL-220
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
