Inventário Nacional fará mapeamento de floresta alagoana

O Herbário MAC, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), irá receber pesquisadores, biólogos e engenheiros florestais nesta terça-feira (19), para uma oficina sobre o Inventário Florestal Nacional (IFN). O evento acontecerá às 9h, no auditório do IMA, localizado no bairro do Mutange.
O IFN tem como objetivo levantar informações sobre os recursos florestais do Brasil, de forma sistematizada e periódica. O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA), iniciará o IFN em Alagoas, em parceria com o IMA.
A coleta de dados de campo ocorrerá em diversos pontos do Estado, distribuídos sistematicamente. “Serão coletados dados de vegetação, incluindo a identificação das espécies arbóreas, e variáveis qualitativas e quantitativas que permitirão a caracterização do ecossistema florestal”, explicou Guilherme Gomide, consultor do SFB.
Todo o material coletado em Alagoas será depositado no Herbário MAC. “Uma equipe já está sendo treinada para fazer as coletas. Esse trabalho é fundamental porque irá ampliar o conhecimento sobre a flora alagoana”, disse Rosângela Lemos, curadora do Herbário do IMA.
Além de fornecer indicadores da biodiversidade brasileira, as informações do Inventário servirão de base para o desenvolvimento de políticas públicas específicas para cada localidade, como programas de reflorestamento, combate à degradação e proteção do solo.
Durante as coletas, será realizado também um levantamento socioambiental com moradores do entorno, para gerar informação sobre como as comunidades e os moradores de áreas rurais percebem e utilizam os seus recursos florestais.
“Após a oficina, o próximo passo, provavelmente já em maio, é começar as coletas nos pontos pré-definidos. A previsão é de um ano pra terminar todo o processo”, disse Rosângela Lemos.
Últimas notícias

1º Festival de Teatro de Bonecos Abayomi acontece em Marechal Deodoro nos dias 20 e 21 de setembro
Feira da Agricultura Familiar terá apresentação cultural e oferta de produtos regionais em União dos Palmares

Polícia conclui que jovem de 17 anos não sofreu estupro coletivo; relações sexuais foram consentidas

Imperial Coro de Penedo representa Alagoas em encontro internacional no Sudeste do país

Prefeitura de Penedo entregará 10 ônibus escolares e 40 geladeiras industriais nessa sexta-feira (19)

Homem é encontrado morto em via pública no município de Penedo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
