Operação conjunta vai recolher 11 toneladas de lixo em terreno na Santa Lúcia
A Prefeitura de Maceió realiza, nesta quarta-feira (20), uma operação conjunta entre órgãos municipais para a retirada de toneladas de resíduos acumulados em um terreno no bairro Santa Lúcia, na Rua Gilson Araújo da Silva. A iniciativa ocorre após a adoção de todas as medidas administrativas adequadas ao caso, incluindo o registro de notificações e autos de infração ao proprietário, João da Rocha Pinheiro, que vinha sendo penalizado desde 2013.
Com início às 8h30, o trabalho será coordenado pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), contando com o envolvimento de equipes da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e de uma guarnição do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA). Com a realização da operação, o valor do serviço será incluído na dívida ativa municipal do proprietário.
De acordo com os registros da Slum, João da Rocha foi notificado duas vezes e recebeu três autos de infração. Ele também foi autuado pela SMCCU e pela Sempma, mas não adotou as medidas previstas pelos códigos municipais do meio ambiente, de limpeza urbana e de edificações e urbanismo. Entre este total de penalizações, os últimos registros foram realizados na última quinta-feira (14), quando foi definida a operação.
O terreno tem aproximadamente 250 m² em uma área completamente aberta, onde João da Rocha estava acumulando toneladas de resíduos, entre recicláveis e lixo coletado pelo proprietário na rua. Durante uma ação de fiscalização, a equipe da Slum constatou, além do montante de entulhos, uma grande quantidade de recipientes com água parada e larvas que devem ser do mosquito Aedes aegypti. Para a operação, agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também devem ser acionados.
Segundo estimativa da Coordenação de Fiscalização da Slum, o trabalho deve resultar no recolhimento de mais de 11 toneladas de resíduos, sendo a maior parte reciclável. Após o serviço, o material será doado à Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel) unidade Benedito Bentes.
Últimas notícias
JHC celebra bilhões no IPREV enquanto Banco Master segue na mira das autoridades
Amazon anuncia demissão de cerca de 16 mil funcionários
Educação de Maceió abre inscrições para a Jornada Pedagógica 2026
Como funciona o modo de segurança do WhatsApp contra ataques virtuais
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8
Fraude no INSS: veja como contestar descontos; prazo vai até 20 de março
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
