Operação conjunta vai recolher 11 toneladas de lixo em terreno na Santa Lúcia
A Prefeitura de Maceió realiza, nesta quarta-feira (20), uma operação conjunta entre órgãos municipais para a retirada de toneladas de resíduos acumulados em um terreno no bairro Santa Lúcia, na Rua Gilson Araújo da Silva. A iniciativa ocorre após a adoção de todas as medidas administrativas adequadas ao caso, incluindo o registro de notificações e autos de infração ao proprietário, João da Rocha Pinheiro, que vinha sendo penalizado desde 2013.
Com início às 8h30, o trabalho será coordenado pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), contando com o envolvimento de equipes da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e de uma guarnição do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA). Com a realização da operação, o valor do serviço será incluído na dívida ativa municipal do proprietário.
De acordo com os registros da Slum, João da Rocha foi notificado duas vezes e recebeu três autos de infração. Ele também foi autuado pela SMCCU e pela Sempma, mas não adotou as medidas previstas pelos códigos municipais do meio ambiente, de limpeza urbana e de edificações e urbanismo. Entre este total de penalizações, os últimos registros foram realizados na última quinta-feira (14), quando foi definida a operação.
O terreno tem aproximadamente 250 m² em uma área completamente aberta, onde João da Rocha estava acumulando toneladas de resíduos, entre recicláveis e lixo coletado pelo proprietário na rua. Durante uma ação de fiscalização, a equipe da Slum constatou, além do montante de entulhos, uma grande quantidade de recipientes com água parada e larvas que devem ser do mosquito Aedes aegypti. Para a operação, agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também devem ser acionados.
Segundo estimativa da Coordenação de Fiscalização da Slum, o trabalho deve resultar no recolhimento de mais de 11 toneladas de resíduos, sendo a maior parte reciclável. Após o serviço, o material será doado à Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel) unidade Benedito Bentes.
Últimas notícias
Comerciante de Craíbas está desaparecido há quatro dias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
