Alagoanos conquistam vaga em Torneio de Robótica na Espanha
Competição reúne mais de 80 equipes concorrentes de 70 países
Uma turma de alunos do Sesi/Senai de Marechal Deodoro e Atalaia participam do Torneio de Robótica First LEGO League (FLL) – competição realizada pela FIRST, organização de cientistas Norte Americanos, em parceria com a empresa dinamarquesa LEGO. O evento acontece entre os dias 04 e 07 de maio, em Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha.
A competição reúne mais de 80 equipes concorrentes de 70 países, que desafia os competidores a construir e programar robôs para encontrar uma solução para o lixo doméstico e os resíduos industriais. O objetivo é inserir crianças e adolescentes nas áreas de pesquisa, engenharia, física, comunicação e robótica.
A equipe alagoana, denominada de TecMade – ‘Tec’ de tecnologia e ‘Made’ de Marechal Deodoro tem um ano de existência, é composta por oito alunos de 15 a 18 anos e foi selecionada por transformar resíduos de papelão em materiais e peças que geralmente são construídos com madeiras.
“No caso da nossa equipe diagnosticamos a problemática que acontece nos municípios de Marechal Deodoro e Atalaia: a grande quantidade de papelão que é descartada inadequadamente por comerciantes, feirantes e pela população em geral. Os competidores descobriram que poderiam transformar esses resíduos de papelão em peças similares a madeira, e então desenvolveram peças com acabamento de tabuleiros de xadrez”, explica o mentor da equipe, Eduardo Monteiro.
Monteiro ressalta que além da função sustentável exercida pela equipe, a inovação traz também um papel social, pois os objetos confeccionados com os resíduos são doados para creches, orfanatos e escolas públicas.
“O objetivo é estimular nos alunos o gosto pela matemática e o raciocínio lógico através de jogos matemáticos”, acrescenta.
Conquistas
A TecMade atualmente é campeã alagoana da Olimpíada Brasileira de Robótica, na etapa nacional que aconteceu em Uberlândia, Minas Gerais. Entre 2.500 equipes na disputa, ela ficou entre as dez melhores do país.
Além disso, a equipe também representou Alagoas na Etapa Regional Nordeste, que aconteceu em Salvador. Logo após, foram selecionada para a vaga na Etapa Nacional, em Brasília, conquistando, assim, uma vaga para a Etapa Internacional, que acontece na Espanha.
Últimas notícias
Bolsonaro: condomínio alerta para “consequências imediatas”
Moraes impõe regras ao Coaf para fornecer relatórios de inteligência
Pimenta fala em “conexão direta” entre fraude do INSS e “BolsoMaster”
Protesto por contas altas de água interdita avenida em Maceió
Dois adolescentes fogem de unidade socioeducativa em Maceió; um segue foragido
Fabio Costa critica decisão do STF e cobra avanço nas investigações da CPMI do INSS
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
