Concurso seleciona alunos da rede estadual para revezamento da Tocha Olímpica
Símbolo da paz, da união e da amizade na história das olimpíadas, a tocha olímpica para as competições do Rio 16 será acesa nesta quinta-feira (21), na Cidade de Olímpia, na Grécia, para percorrer o mundo. Ela chegará ao Brasil no dia 3 de maio, em Brasília, de onde iniciará o percurso de 20 mil quilômetros por todas as regiões do país, até chegar ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos.
Nesta maratona, a tocha olímpica passará pelas mãos de 12 mil pessoas em mais de 300 cidades. Em Alagoas, seis cidades receberão o símbolo dos jogos: Maceió, Arapiraca, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Murici e São Sebastião, onde será carregada por estudantes do Ensino Fundamental dos anos finais e Ensino Médio da rede estadual selecionados por concurso de redação.
Concurso - O Ministério da Educação, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), lançou no mês passado o concurso de redação com o macrotema O Brasil e os Jogos Olímpicos, para estudantes das cidades visitadas, com idade a partir de 12 anos, objetivo é estimular e fortalecer nas escolas os valores olímpicos.Os estudantes com as redações vencedoras terão a honra de carregar o símbolo.
Sete unidades escolares estão participando: Dom Adelmo Machado, pela 1ª Gerência Regional de Educação (Gere), em Maceió; Tarcísio Soares, pela 2ª Gere, em São Miguel dos Campos; Adriano Jorge, em Arapiraca, e José Felix, em São Sebastião, ambas pela 5ª Gere; e pela 7ª Gere, Dr. Jorge de Lima e Rocha Cavalcante, em União dos Palmares, e Professor Loureiro, em Murici. Os critérios para seleção das escolas participantes e aferição ficaram por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo a gerente da 5ª Gere, Willany Felix, uma grande mobilização foi realizada para estimular a participação em sua região. “Fizemos reuniões e fomos às escolas incentivar os alunos com apresentações de vários vídeos de passagem da tocha em vários países”, explicou.
Resultado - De acordo com a técnica da Supervisão de ações complementares da Superintendência de Rede (Sure) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Dileusa Costa, o resultado deve ser enviado pela direção das escolas participantes às Geres impreterivelmente até a próxima sexta-feira (22), que informará ao responsável local pelo concurso, neste caso a Sure.
“Esta valorização dada aos estudantes da rede pública é muito importante. Apenas um aluno por escola será selecionado para participar do revezamento”, informou.
Os estudantes selecionados deverão atender às exigências do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Uma vez selecionados os vencedores, toda a operacionalização e logística relacionada ao evento de revezamento da Tocha Olímpica ficará a cargo da comissão organizadora das Olimpíadas Rio 2016.
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
