Concurso seleciona alunos da rede estadual para revezamento da Tocha Olímpica
Símbolo da paz, da união e da amizade na história das olimpíadas, a tocha olímpica para as competições do Rio 16 será acesa nesta quinta-feira (21), na Cidade de Olímpia, na Grécia, para percorrer o mundo. Ela chegará ao Brasil no dia 3 de maio, em Brasília, de onde iniciará o percurso de 20 mil quilômetros por todas as regiões do país, até chegar ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos.
Nesta maratona, a tocha olímpica passará pelas mãos de 12 mil pessoas em mais de 300 cidades. Em Alagoas, seis cidades receberão o símbolo dos jogos: Maceió, Arapiraca, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Murici e São Sebastião, onde será carregada por estudantes do Ensino Fundamental dos anos finais e Ensino Médio da rede estadual selecionados por concurso de redação.
Concurso - O Ministério da Educação, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), lançou no mês passado o concurso de redação com o macrotema O Brasil e os Jogos Olímpicos, para estudantes das cidades visitadas, com idade a partir de 12 anos, objetivo é estimular e fortalecer nas escolas os valores olímpicos.Os estudantes com as redações vencedoras terão a honra de carregar o símbolo.
Sete unidades escolares estão participando: Dom Adelmo Machado, pela 1ª Gerência Regional de Educação (Gere), em Maceió; Tarcísio Soares, pela 2ª Gere, em São Miguel dos Campos; Adriano Jorge, em Arapiraca, e José Felix, em São Sebastião, ambas pela 5ª Gere; e pela 7ª Gere, Dr. Jorge de Lima e Rocha Cavalcante, em União dos Palmares, e Professor Loureiro, em Murici. Os critérios para seleção das escolas participantes e aferição ficaram por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo a gerente da 5ª Gere, Willany Felix, uma grande mobilização foi realizada para estimular a participação em sua região. “Fizemos reuniões e fomos às escolas incentivar os alunos com apresentações de vários vídeos de passagem da tocha em vários países”, explicou.
Resultado - De acordo com a técnica da Supervisão de ações complementares da Superintendência de Rede (Sure) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Dileusa Costa, o resultado deve ser enviado pela direção das escolas participantes às Geres impreterivelmente até a próxima sexta-feira (22), que informará ao responsável local pelo concurso, neste caso a Sure.
“Esta valorização dada aos estudantes da rede pública é muito importante. Apenas um aluno por escola será selecionado para participar do revezamento”, informou.
Os estudantes selecionados deverão atender às exigências do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Uma vez selecionados os vencedores, toda a operacionalização e logística relacionada ao evento de revezamento da Tocha Olímpica ficará a cargo da comissão organizadora das Olimpíadas Rio 2016.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
